A fim de dar continuidade ao trabalho já realizado na Educação Infantil sobre as emoções, agora os alunos do 1º Ano também estão aprendendo a lidar com a alegria, tristeza, medo e raiva. A Orientadora Educacional do 1º Ano, Luciane Santos, implementou o projeto a fim de continuar o desenvolvimento sociomeocional dos alunos. “O objetivo é que o estudante desenvolva a empatia em suas relações, bem como ter maior domínio de suas emoções, levando à resolução de conflitos de forma mais tranquila, auxiliando no autoconhecimento e na construção de habilidades sociais. Esse trabalho também tem como foco a prevenção ao bullying“, explica.

Durante a atividade, os estudantes ouviram a narração da história O Cérebro e seus moradores, de Luciana Tisser e Vanina Cartaxo, adaptada e narrada pela Orientadora. Manusearam os personagens, contaram suas experiências sobre as emoções básicas. Identificaram as cartinhas da Dona Correspondência, relacionando a situação às emoções envolvidas. E, por último, fizeram uma atividade sobre Resolução de Problemas, na qual tinham que escolher um dos problemas, identificar sentimentos e criar uma alternativa de solução.