De pés descalços e concentrados nas palavras do educador Jucélio sobre a realidade vivida na Amazônia, os alunos do 4º Ano viveram uma experiência diferente no auditório do Prédio B na semana passada. A atividade foi desenvolvida por representantes do Centro Alternativo de Cultura (CAC) de Belém do Pará, que estiveram em São Leopoldo participando do SEMEA (Semana de Estudos Amazônicos). O evento teve como um dos objetivos propiciar um espaço de reflexão e de sensibilização para os principais temas de debate do universo amazônico.

Os alunos tiveram a oportunidade ímpar de participar de duas oficinas: de Sensibilização sobre a Cultura Amazônica e de Musicalidade, Corporalidade e Mística Amazônica, junto com educadores do CAC. A partir do tema “Brincar é urgente”, os alunos conheceram a realidade de comunidades indígenas e ribeirinhas e puderam refletir sobre a situação de crianças que não têm o direito de brincar, pois, muitas vezes, têm de casar cedo devido a dificuldades socieconômicas das famílias. O CAC, entidade pertencente a Companhia de Jesus, a partir do seu trabalho com educação popular e espiritualidade inaciana em comunidades que apresentam vulnerabilidade social, objetiva o apoio à educação de crianças.

Para o educador Jucélio, que realizou as dinâmicas com os alunos, trabalhar com as crianças de um colégio católico foi uma grande experiência, inclusive para trazer perspectivas de outras religiões que dialogam entre si. “Nosso trabalho inclui levar conhecimento sobre a Amazônia e quanto mais as pessoas conhecerem sobre esse local, mais elas irão respeitar. As crianças têm o poder de transformar o mundo com outros olhos”.