Que tal revisar o conteúdo para a prova utilizando a tecnologia? Foi assim que as turmas de 5º Ano trabalharam nas aulas de História do professor Eduardo de Souza Soares. Com o auxílio de Chromebooks disponibilizados pelo Colégio, e aproveitando os conteúdos explorados ao longo dos últimos meses, o professor provocou os alunos a explorarem as potencialidades do aplicativo Mentimeter, construindo gráficos nuvem, analisando fontes visuais e participando de um quiz interativo como preparação para a primeira avaliação trimestral.

A utilização de outras metodologias de ensino, aliadas à tecnologia, respondem ao chamado do Projeto Educativo Comum (PEC), segundo o professor Eduardo. “Observando o processo de transição enfrentado pelas escolas da Rede Jesuíta de Educação, a partir do PEC, é inquestionável o estímulo proposto aos professores no sentido de introduzir novos conceitos e diversificadas metodologias de ensino”, defende.

Para finalizar, os alunos construíram seus próprios mapas conceituais, problematizando e estabelecendo conexões entre os conteúdos previamente revisados. “Ainda segundo o PEC, é próprio da Companhia de Jesus responder aos desafios de cada tempo de forma crítica, consciente e efetiva, sempre em busca da formação de sujeitos históricos, protagonistas de suas vidas e sensíveis à transformação social”, completa Eduardo.