Prof. Patricia da UNISINOS explica aos alunos como funciona o Pat2Math

Muitas pessoas têm medo da matemática, sendo essa disciplina escolar associada a emoções negativas. Pensando na importância das emoções e como elas podem interferir na aprendizagem, a professora e pesquisadora Patricia Jaques Maillard, junto com sua equipe do Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada da UNISINOS, criou um sistema que ajuda os alunos a enfrentarem desafios matemáticos por meio de um ambiente virtual, com assistência individualizada.

É o segundo ano que os alunos do 7º Ano utilizam o Pat2Math (Personal Affective Tutor to Math) em sala de aula e a experiência tem sido muito positiva. “Observamos como eles gostaram da atividade, pois hoje ninguém quis saber de intervalo”, contou a responsável pelas Tecnologias Educacionais do Colégio Anchieta, Joelene de Lima.

O programa permite que o aluno resolva problemas algébricos, por exemplo, um dos conteúdos estudados no 7º Ano.  A cada passo realizado na tela, o sistema aponta se a operação está certa ou errada, o que dá ao aluno mais autonomia e possibilita que cada um evolua de acordo com suas capacidades individuais. “Esse ambiente de assistência individual funciona como um professor particular, trazendo resultados significativos para a aprendizagem e permitindo que o professor possa atender aqueles alunos que estejam com mais dificuldade em sala de aula”, completa Patricia.