Superar a violência que nos cerca todos os dias é a proposta dos alunos do 8º e 9ª Ano do Colégio Anchieta. A partir da Exposição Superação da Violência e Cultura da Paz, os alunos organizaram diversas atividades para essa segunda-feira pela manhã com o objetivo de impactar e mobilizar a comunidade educativa sobre o tema.

Quem passeou pela Biblioteca Central pôde passar por experiências sensoriais em uma câmara escura, e expressar-se através de atividades envolvendo desenho e pintura. Em uma sala de aula, as faces da violência de um lado e retratos da paz, de outro, eram expostos a partir de fotografias. Em outros espaços, por meio de som, imagem, música e teatro, os alunos criaram ambientes em que os participantes podiam interagir e refletir sobre o tema.

A atividade faz parte da Semana da Cultura da Paz proposta pelo Colégio Anchieta a partir da motivação da Campanha da Fraternidade de 2018, que chama atenção para a busca de soluções para a violência que assola nossa sociedade. De acordo com o Orientador Religioso do 9º Ano, professor Silvio Almeida, que assessorou os alunos, a exposição foi completamente organizada pelos alunos, fomentando sua participação em todas as etapas do processo de constituição do evento e promovendo seu protagonismo diante dos desafios propostos. “Os alunos foram os responsáveis por toda a montagem e criação do evento, tudo partiu deles. Nós os motivamos com uma oficina criativa inicial, mas o trabalho é mérito é deles”, destacou.

A Semana da Cultura da Paz prevê ainda uma palestra com os sobreviventes do Holocausto, no dia 02 de maio.