Há pelo menos 16 anos, os Colégios Jesuítas do Cone Sul integram-se por meio do Esporte, da Religião e da Cultura. O Encontro Esportivo dos Colégios Jesuítas do Cone Sul é uma oportunidade de estreitar laços, de conhecer novas culturas e de vivenciar valores de outras famílias.

O último Encontro aconteceu no Colégio San Luis Gonzaga, em Mendoza, Argentina, e um grupo de alunos anchietanos, junto com os professores, tiveram a oportunidade de participar do evento, que reuniu 12 colégios. A Coordenadora do Centro Esportivo, Marcia Machado, destacou a integração das famílias com a escola e o protagonismo dos alunos nas atividades. “A escola como um todo se envolveu  no evento, os alunos eram responsáveis pela alimentação. Vimos muitos pais e ex-alunos ajudarem na organização do jantar de integração. Realmente foi um trabalho colaborativo”, comentou.

Os anchietanos foram para casa das famílias, que os recepcionaram já no aeroporto. A recepção, segundo Marcia, foi calorosa. “Nós, professores, fizemos um tour pela cidade, guiados pelo Reitor do Colégio, que esteve muito presente em todas as atividades do Encontro”. Outro ponto destacado foi a espiritualidade e os momentos de pausa inaciana conduzidos pelos próprios alunos ao encerrar as atividades do dia.

Os alunos que participaram da edição passada aqui no Colégio Anchieta também estavam lá e puderam reencontrar os amigos anchietanos. “Foi um verdadeiro encontro de amigos”, completou Marcia.