O retorno dos educadores ao Colégio Anchieta foi marcado por encontros com a Direção e planejamento nas respectivas equipes. No dia 14 de fevereiro, Serviços Acadêmicos e Administrativos foram recepcionados no Auditório do Prédio B pelos diretores.

O Diretor Administrativo, Inácio Reinehr, falou sobre melhorias e intervenções realizadas no campus no período de férias. Dentre as mudanças estão a revitalização da Igreja da Ressurreição, o projeto de acessibilidade para a Biblioteca Central e as novas instalações do Show Musical e do Grupo Escoteiro Manoel da Nóbrega.

O Diretor Acadêmico, Dário Schneider, ressaltou a importância de olhar o processo de gestão a partir de três perspectivas: pessoas, tempos e recursos, formando a base para a tomada de decisões. Segundo ele, essas três perspectivas podem ser relacionadas a uma das dimensões expressas no Projeto Educativo Comum (PEC): dimensão organizacional, estrutura e recursos. A integração das equipes de trabalho, o tempo como orientador desse processo e a utilização coerente dos recursos colaboram para o objetivo principal da instituição: a Formação Integral.

Dário também lançou os desafios que devem nortear o trabalho em 2018: os conceitos do PEC que deverão perpassar todas atividades da instituição; os projetos de melhoria; a educação integral e em tempo integral, que deve ser estudada para a Educação Infantil a partir de 2019, e depois, para o restante dos Anos/Séries; e a formação dos educadores. Além disso, ele abordou as oportunidades do ano, citando o número de alunos, que superou as expectativas, os projetos da Rede Jesuíta de Educação que oportunizam o protagonismo dos alunos, e que já contam com a participação de vários anchietanos.

No dia 15 de fevereiro, aconteceu a Reunião Geral com todos os educadores. Na ocasião, o Diretor Geral, Pe. João Claudio Rhoden, contextualizou o Colégio Anchieta, trazendo aspectos importantes como o Magis e o modo de proceder na instituição, que inclui o discernimento, a colaboração e o trabalho em rede. Além disso, ele lançou os temas e desafios inspiradores para o ano como aspectos do PEC (entender-se como rede, inovação, formação de educadores, eficácia na gestão escolar), a Campanha da Fraternidade 2018, a colaboração de leigos na Missão e os projetos institucionais em andamento.