No intuito de estimular a produção literária e artística de estudantes da Rede Jesuíta de Educação e a integração entre eles, o Concurso de Redação e Arte da RJE está em sua 4ª edição. Por meio dele, estudantes do 7º, 8º e 9º Anos de todo o Brasil expõem trabalhos de arte, redação e fotografia, respectivamente, agrupados em um livro que dá forma a este projeto transversal da Rede.

Neste ano, a temática foi Cidadania Global. Nossos alunos criaram trabalhos amparados teoricamente pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, uma coleção de 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2015. Eles abrangem questões de desenvolvimento social e econômico, incluindo pobreza, fome, saúde, educação, aquecimento global, igualdade de gênero, água, saneamento, energia, urbanização, meio ambiente e justiça social.

Assim, mais uma vez, foram selecionados cinco trabalhos de cada ano para cada uma das categorias do Concurso. Estão expostos no Moodle para votação e, destes, dois irão compor o livro que será lançado em 2020.

Para a divulgação, um grupo de alunos do 7º Ano, orientado pela professora Ângela, está propagando em sala de aula seus trabalhos e solicitando que os colegas de outros anos possam prestigiá-los votando pelo Moodle. Além disso, o 6º Ano está se preparando para este desafio, que se inicia em 2020, com o professor Gustavo. Os estudantes estão lendo e apreciando os trabalhos vencedores de anos anteriores, tomando conhecimento do estilo do Concurso.

Para votar, clique no ícone exposto no seu ambiente Moodle e, após, em inscreva-me. Os trabalhos ficaram lindos e vale a pena conferir!

Texto: Professora Patrícia Gomes