Quatro estudantes do Colégio Anchieta estão participando do Arrupe Virtual – Encuentro de Formación Juvenil, curso de formação juvenil organizado pela Federação Latinoamericana de Colégios da Companhia de Jesus (FLACSI). Assessorados pelo Coordenador de Pastoral da instituição, Pe. Gustavo Valentim Assis de Paula, SJ, os jovens trabalharão aspectos como autoconhecimento, espiritualidade, trabalho colaborativo e discernimento a partir de atividades teórico-práticas na modalidade remota.

A atividade, que iniciou nesta semana e deve se estender até o dia 15 de dezembro, deverá ser vivenciada em três etapas: pré-encontro, quando os alunos e o assessor trabalham para fortalecer o conhecimento e a proximidade entre eles; o encontro, realizado de forma virtual, possibilitando a vivência dos momentos propostos de forma pessoal e comunitária; e o pós-encontro, quando os estudantes devem tornar efetivo o que foi expressado como compromisso, colocando em prática em contextos próximos.

Esta primeira edição contará com 90 jovens, de 22 escolas de 9 países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru e Uruguai. Do Brasil, as unidades da Rede Jesuíta de Educação (RJE) participantes serão Colégio Anchieta e Colégio Antônio Vieira, de Salvador (BA).

Para o Pe. Gustavo, “a experiência será uma oportunidade para nossos alunos crescerem como pessoas comprometidas consigo mesmo e com os demais, em busca de um mundo mais justo e fraterno, e também uma ocasião para conhecerem a espiritualidade inaciana e a realidade latino americana, e serem líderes a serviço de todos e todas”.