No Colégio Anchieta, todos os anos realizam-se diferentes Olimpíadas que despertam e que estimulam o interesse pelo estudo das diversas áreas; que aproximam o colégio de instituições de ensino superior, de institutos de pesquisa e de sociedades científicas; que identificam estudantes talentosos e que incentivam seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, nas universidades ou nos setores produtivos; que proporcionam desafios aos estudantes visando ao aprimoramento de suas formações e que contribuem para a melhoria da qualidade da educação básica, além de promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

O ano de 2020 entrou para a história como um ano em que as Olimpíadas aconteceram em edições 100% on-line, e foi nesse contexto que ocorreu a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, do Programa Ciência na Escola, realizado pela Universidade Federal do Piauí.

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) foi destinada aos estudantes do 8º e do 9º Anos do Ensino Fundamental e 1ª, 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio e apresentou-se em duas fases que abordavam questões de Astronomia, Biologia, Física, História e Química.

Diversos anchietanos se envolveram na realização da ONC, e queremos parabenizá-los por seu desempenho notável. Sua conquista e iniciativa nos enche de orgulho e, certamente, constituirá um diferencial significativo para a qualificação de seu currículo escolar.

No Anchieta, foram 30 alunos que se destacaram e que obtiveram conquistas como medalhas de ouro, prata e bronze, além de menção honrosa. A solenidade de premiação, devido à pandemia, será no formato virtual, e os certificados serão disponibilizados a partir de 25 de março no endereço https://certificados.onciencias.org/. As medalhas serão enviadas para as escolas participantes, que se responsabilizarão pela entrega. Portanto, assim que as recebermos, entraremos em contato com todas as famílias e estudantes premiados.

Desejamos mais uma vez congratulá-los, aspirando a um excelente ano letivo, com renovadas esperanças de tempos melhores para todos!