Nas Escolinhas Esportivas e Equipes de Treinamento, aulas contaram com a interação de judoca, ginasta, jogadores de vôlei e futebol

Esporte é prática, movimento, interação, contato com o outro. Após a suspensão das aulas presenciais por conta da pandemia, o Colégio Anchieta reprogramou suas atividades de formação complementar. Nas Escolinhas Esportivas e Equipes de Treinamento, os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio matriculados nas modalidades estão contando com participações muito especiais nas aulas: são atletas gaúchos de alto rendimento que compartilham a vivência do esporte, proporcionando momentos de estímulo e inspiração para os estudantes.

A ginasta Vitória Guerra, o jogador de vôlei Thiago Alves, o jogador de futebol Bruno Fuchs e o ex-atleta e hoje auxiliar técnico Caíco já estiveram com as turmas para contar um pouco sobre a relação com o esporte. A mais recente participação foi da judoca Maria Portela. Aos 32 anos, a atleta da Sogipa se prepara para a sua terceira Olimpíada. Membro da Seleção Brasileira de judô desde 2007, ela contou um pouco da sua rotina e como vem superando os desafios do isolamento social.

Pela plataforma Teams, a turma acompanhou com atenção a história da atleta cuja paixão pelo judô iniciou aos nove anos, em um projeto social de Santa Maria. “Essa aproximação é muito importante, me sinto lisonjeada. Eles nos veem na TV e, quando a gente pode conversar, interagir, o interesse deles pelo esporte pode aumentar, gerando mais vontade de treinar”, afirma a judoca. Para ela, o esporte trouxe oportunidades importantes. “Pude viajar, conhecer outras culturas. O esporte me deu um norte, os princípios do judô me conduziram” completa Maria, que é formada em Educação Física.

De acordo com a orientadora pedagógica da Formação Complementar, Tatiana Terragno, o objetivo da atividade é compartilhar histórias de vida com o esporte, para propor a reflexão sobre os significados que tem na vida de cada um. “Quando o atleta fala de sua história, ele sempre menciona um professor e os colegas. Então, é importante trabalhar também conteúdos que ultrapassam a esfera motora, sendo parte de um processo de ensino, vivência e aprendizagem”, observa Tatiana.

Segundo a orientadora do Colégio Anchieta, dessa forma, os estudantes podem refletir sobre valores, comportamentos, questões históricas e culturais sobre o esporte e as modalidades aprendidas. “Mesmo que nem todos venham a ser atletas de alto rendimento, vão se tornar pessoas melhores pela disciplina, pelo respeito, pela superação de desafios”, destaca Maria.

No bate-papo com os alunos, Maria contou sobre a rotina intensa de treinamentos para os Jogos Olímpicos do Japão, transferidos para 2021. Com a pandemia, algumas competições foram canceladas, e as atividades de preparação tiveram de ser adaptadas. “No esporte e na vida, a gente precisa se reinventar, inovar, vencer dificuldades”, observa Maria. A orientadora Tatiana fez um paralelo entre o esporte e o momento atípico que todos estão enfrentando com o isolamento social: ambos envolvem a palavra “superação”. A professora de judô Ana Maria Kich conduziu a atividade, que contou com a liberação da atleta pela Sogipa para participar deste bate-papo com os alunos.