Avaliação
PRINCÍPIOS DA AVALIAÇÃO
A avaliação traduz-se na interação professor-aluno-conhecimento, no acompanhamento individual e coletivo, na compreensão e no reconhecimento dos avanços e dos limites, tendo em vista uma direção desejada, expressa nos Planos de Estudos e no Plano Global.
A avaliação, como parte do processo de ensino e aprendizagem, caracteriza-se por ser diagnóstica, diversificada e permanente de forma contínua e cumulativa. A avaliação qualitativa prevalece sobre a quantitativa, permitindo a verificação do processo de pensamento e o nível de operações mentais que o aluno está realizando. A avaliação oferece dados sobre a caminhada do aluno, permitindo informá-lo sobre seu nível de desempenho.
Os Relatórios de Avaliação e as Menções que expressam a dimensão cognitiva do aluno são atribuídos periodicamente, não podendo ser traduzidos em representações numéricas que levem a uma média aritmética ou ponderada.
Os critérios de avaliação expressam o nível de operações mentais e a construção do conhecimento elaborado.
A avaliação socioemocional tem caráter diagnóstico, a partir do qual os professores organizam novas situações de ensino e aprendizagem, com a finalidade de auxiliar o aluno em seu desenvolvimento.
EXPRESSÃO DOS RESULTADOS
Em decorrência da abordagem pedagógica e dos princípios estabelecidos, o Colégio adota, como expressão dos resultados:
Na Educação Infantil
Parecer Semestral que apresenta os objetivos das diferentes áreas do conhecimento, expressando as observações, o acompanhamento e o registro do professor sobre o desenvolvimento do aluno. O Relatório de Avaliação por Objetivos não tem finalidade de promoção. A recomendação para o acesso ao Ensino Fundamental é competência do(s) professor(es), acompanhados pela Equipe de Ano.
Do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental de 9 Anos
Relatório de Avaliação dos objetivos trimestrais relativos aos princípios das diferentes áreas do conhecimento. O Relatório de Avaliação do último trimestre do 2º ao 4º Ano expressa a aprovação ou a reprovação do aluno, já o do 1º Ano tem caráter diagnóstico; não acarreta, ao término do ano letivo, a retenção do aluno. No 5º Ano, o resultado da avaliação é expresso por meio do Boletim Escolar, no qual é atribuída uma menção para cada componente curricular: A – Atingiu o objetivo; AP – Atingiu parcialmente o objetivo; NA – Não atingiu o objetivo. O aproveitamento expresso no Relatório e no Boletim Escolar é competência do professor, orientado pelo Serviço de Orientação Educacional e Pedagógica.
A expressão dos resultados do aluno com necessidades educacionais especiais é registrada em parecer descritivo trimestral, e, após avaliação dos resultados e indicação do Conselho de Classe, o aluno poderá permanecer no mesmo ano.
Do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio
O modelo de avaliação do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio divide o ano letivo em três trimestres e expressa os resultados por um sistema de notas numéricas (0 a 10). Cada trimestre é planejado a partir de um encadeamento lógico de objetivos de avaliação que contemplem as dimensões cognitiva, socioemocional e espiritual-religiosa.
Estes objetivos são avaliados em três blocos dentro de cada trimestre: Parcial 1, Parcial 2 e Acompanhamento Processual Contínuo (APC). Cada Avaliação Parcial tem seus objetivos específicos, sendo o mínimo para aprovação 60% em cada Parcial, a qual pode ser constituída por diferentes instrumentos avaliativos e envolver um ou mais objetivos, correspondentes ao que foi trabalhado no trimestre até aquele momento, contemplando os conceitos e conteúdos centrais desenvolvidos.
O Acompanhamento Processual Contínuo (APC) corresponde a atividades diversificadas realizadas ao longo do trimestre pelos alunos. O APC apresenta uma ênfase na dimensão cognitiva, socioemocional e espiritual-religiosa, ampliando e dando maior visibilidade ao olhar do professor em direção a uma avaliação integral e trazendo critérios objetivos para a mensuração dos resultados em aspectos como pontualidade, participação, responsabilidade e interesse dos alunos.
Em termos de sua inserção no sistema de avaliação, ressalte-se que:
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O APC pode ser constituído por diferentes instrumentos avaliativos e vale até um ponto, sendo agregado à média obtida pelo aluno no trimestre quando atingido o mínimo de 60% (nota 6).
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O APC não será recuperado, constituindo-se como uma nota atribuída aos alunos por seu envolvimento, comprometimento e participação no processo.