Avaliação

PRINCÍPIOS DA AVALIAÇÃO
A avaliação traduz-se na interação professor aluno conhecimento, no acompanhamento individual e coletivo, na compreensão e no reconhecimento dos avanços e dos limites, tendo em vista uma direção desejada, expressa nos Planos de Estudos e no Plano Global.

A avaliação, como parte do processo de ensino e aprendizagem, caracteriza-se por ser diagnóstica, diversificada e permanente de forma contínua e cumulativa. A avaliação qualitativa prevalece sobre a quantitativa, permitindo a verificação do processo de pensamento e o nível de operações mentais que o aluno está realizando. A avaliação oferece dados sobre a caminhada do aluno, permitindo informá-lo sobre seu nível de desempenho.

Os Relatórios de Avaliação e as Menções que expressam a dimensão cognitiva do aluno são atribuídos periodicamente, não podendo ser traduzidos em representações numéricas que levem a uma média aritmética ou ponderada.

Os critérios de avaliação expressam o nível de operações mentais e a construção do conhecimento elaborado.

A avaliação socioemocional tem caráter diagnóstico, a partir do qual os professores organizam novas situações de ensino e aprendizagem, com a finalidade de auxiliar o aluno em seu desenvolvimento.

EXPRESSÃO DOS RESULTADOS
Em decorrência da abordagem pedagógica e dos princípios estabelecidos, o Colégio adota, como expressão dos resultados:

Na Educação Infantil
Parecer Semestral que apresenta os objetivos das diferentes áreas do conhecimento, expressando as observações, o acompanhamento e o registro do professor sobre o desenvolvimento do aluno. O Relatório de Avaliação por Objetivos não tem finalidade de promoção. A recomendação para o acesso ao Ensino Fundamental é competência do(s) professor(es), acompanhados pela Equipe de Ano.

Do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental de 9 Anos

Relatório de Avaliação dos objetivos trimestrais relativos aos princípios das diferentes áreas do conhecimento. O Relatório de Avaliação do último trimestre do 2º ao 4º Ano expressa a aprovação ou a reprovação do aluno, já o do 1º Ano tem caráter diagnóstico; não acarreta, ao término do ano letivo, a retenção do aluno. No 5º Ano, o resultado da avaliação é expresso por meio do Boletim Escolar, no qual é atribuída uma menção para cada componente curricular: A – Atingiu o objetivo; AP – Atingiu parcialmente o objetivo; NA – Não atingiu o objetivo. O aproveitamento expresso no Relatório e no Boletim Escolar é competência do professor, orientado pelo Serviço de Orientação Educacional e Pedagógica.

A expressão dos resultados do aluno com necessidades educacionais especiais é registrada em parecer descritivo trimestral, e, após avaliação dos resultados e indicação do Conselho de Classe, o aluno poderá permanecer no mesmo ano.

Da 8ª Série e do 6º ao 9º Ano  do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Adotam-se Pareceres Avaliativos nos diferentes componentes curriculares e as seguintes menções:

A – Atinge
CRITÉRIO: quando o aluno atinge todos os objetivos relativos aos princípios do componente curricular, demonstrando domínio de operações mentais mais complexas, previsto para o período ou para dar continuidade a seus estudos no ano letivo seguinte, conforme o Parecer Avaliativo, expresso no plano do professor e aprovado pelo Serviço de Orientação Pedagógica (SOP).

AP – Atinge parcialmente
CRITÉRIO: quando o aluno atinge os objetivos relativos aos princípios do componente curricular, demonstrando domínio de operações mentais menos complexas de conhecimento, indispensáveis para o período ou para dar continuidade a seus estudos no ano letivo seguinte, conforme o Parecer Avaliativo, expresso no plano do professor e aprovado pelo SOP.

NA – Não atinge
CRITÉRIO: quando o aluno não atinge os objetivos relativos aos princípios do componente curricular e não demonstra domínio de operações mentais menos complexas de conhecimento, indispensáveis para o período ou para dar continuidade a seus estudos no ano letivo seguinte, conforme o Parecer Avaliativo, expresso no plano do Professor e aprovado pelo SOP.

O aproveitamento expresso no Parecer Avaliativo e a atribuição de Menções são de competência do professor.

Ao final do ano letivo, são adotadas as Menções A e AP que significam aprovação, e a Menção NA significa reprovação.

A expressão dos resultados do aluno com necessidades educacionais especiais é registrada em parecer descritivo trimestral, e, após avaliações dos resultados e indicação do Conselho de Classe, o aluno poderá permanecer no mesmo ano.

PADRÕES DE PROMOÇÃO
Aprovação
Do 2º ao 4º Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos
É aprovado o aluno que alcança os objetivos relativos aos princípios das diferentes áreas do conhecimento, indispensáveis para dar continuidade aos seus estudos no ano letivo seguinte, constantes no Relatório de Avaliação. A expressão desse resultado é de responsabilidade do Conselho de Classe, ouvido o professor.

Do 5º Ano do Ensino Fundamental

Ao final do ano letivo, é considerado aprovado o aluno que no resultado final obtiver Menção A ou AP em todos os componentes curriculares. Ao final do 3º trimestre letivo, a expressão desse resultado é de responsabilidade do Conselho de Classe, ouvido o professor. Após a realização de Reavaliação Entre Períodos, a aprovação é competência do professor, orientado pelos Serviços de Orientação Educacional e Pedagógica.

Da 8ª Série  e do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio
É aprovado o aluno que obtém a menção A ou AP ao final do ano letivo em todos os componentes curriculares. Ao final do 3º trimestre letivo, a expressão desse resultado é de responsabilidade do Conselho de Classe, ouvido o professor. Após a realização de Reavaliação entre Períodos, a aprovação é de competência do professor orientado pelos Serviços de Orientação Educacional e Pedagógica.

Reprovação
Do 2º ao 4º Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos
É reprovado o aluno que não tenha atingido os objetivos relativos aos princípios das diferentes áreas do conhecimento, indispensáveis para dar continuidade a seus estudos no ano letivo seguinte. A expressão desse resultado é de responsabilidade do Conselho de Classe, ouvido o professor.

Do 5º Ano do Ensino Fundamental

É reprovado o aluno que obtém a menção NA ao final do ano letivo em mais de um componente curricular. Ao final do 3º trimestre letivo, a expressão desse resultado é de responsabilidade do Conselho de Classe, ouvido o professor. O aluno que obtém a Menção NA em Reavaliação Entre Períodos ou que não comparece à sua realização está reprovado.

Da 8ª Série  e do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio
É reprovado o aluno que obtém a menção NA, ao final do ano letivo, em mais de um componente curricular. Ao final do 3º trimestre letivo, a expressão desse resultado é de responsabilidade do Conselho de Classe, ouvido o professor. O aluno que obtém a menção NA em Reavaliação Entre Períodos ou que não comparece a sua realização está reprovado.

ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO
Do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos
O Colégio oferece ao aluno que apresenta dificuldades no processo de ensino e aprendizagem:

  • atividades de reforço, no decorrer dos trimestres letivos, através de exercícios adicionais, posteriormente recolhidos pelo professor;
  • encaminhamento para aulas de reforço, durante os trimestres letivos, no Laboratório de Ensino-Aprendizagem.
  • O planejamento dos estudos de recuperação é de competência do professor, a partir de orientações do SOP. No planejamento desses estudos, devem ser consideradas as dificuldades próprias de cada aluno.

Da 8ª Série e do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio
O Colégio oferece ao aluno que apresenta dificuldades no processo de ensino-aprendizagem ao longo dos trimestres:

  • Atividades de Reforço, no decorrer dos trimestres letivos, por meio de revisões, aprofundamentos e exercícios adicionais. Após as avaliações parciais e das atividades de reforço, o aluno é encaminhado, quando for o caso, para Laboratório de Ensino Aprendizagem e depois para Avaliação Trimestral.
  • Após Avaliações Trimestrais, o aluno é encaminhado para aulas de reforço, quando for o caso, durante o trimestre seguinte, no Laboratório de Ensino Aprendizagem, no turno contrário, em horários estabelecidos pelo Colégio;
  • No final do ano letivo, o Colégio oferece oportunidade de Reavaliação Final para recuperação dos objetivos não atingidos nos trimestres letivos (1º, 2º e 3° trimestres), com possibilidades de alteração de Menção.
  • Após o Conselho de Classe Final, o Colégio encaminha o aluno que obtém, na Reavaliação Final, menção NA em apenas um dos Componentes Curriculares, para uma nova oportunidade de avaliação, na Recuperação Entre Períodos (REP) que ocorrerá durante o recesso escolar.

LABORATÓRIO DE ENSINO APRENDIZAGEM

É o espaço pedagógico oferecido e organizado pelo Colégio como forma de recuperação prevista em lei. Proporciona ao aluno novas vivências nos objetivos já trabalhados, assim como aprofundamento destes com vistas à superação das dificuldades.
O Laboratório de Ensino Aprendizagem é oferecido de forma não obrigatória aos alunos com alguma dificuldade, enquanto para os alunos indicados, de forma obrigatória, como uma oportunidade de recuperação de estudos em diferentes momentos, ao longo do ano.

As atividades do Laboratório de Ensino Aprendizagem, quando indicadas para alunos com infrequência, pela Equipe de Ano assumem caráter de obrigatoriedade por serem atividades complementares compensatórias da infrequência.

As aulas de Laboratório de Ensino Aprendizagem do 1º ao 4º Ano do Ensino Fundamental ocorrem no turno da aula, com o professor da turma. Já as aulas do 5º Ano à 8ª Série ocorrem no turno contrário. O horário é estabelecido no início do ano, permanecendo aberto até as Reavaliações Finais. O aluno poderá vir ao Laboratório de Ensino Aprendizagem por convite ou convocação dos Orientadores de Convivência Escolar, a pedido dos professores.

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