Em atividade do Colégio Anchieta, estudantes participaram de conversa com Isadora Stefanhak Costa Arantes, que foi aprovada em seleção para curso da NASA

Uma aula sobre como pode ser incrível sonhar e, mais ainda, ir em busca da realização de algo tão desejado. Esse pode ser o resumo da atividade que envolveu sete turmas do 8º Ano do Colégio Anchieta durante uma das aulas de Ciências. Os alunos participaram de um bate-papo com a estudante Isadora Stefanhak Costa Arantes, 17 anos, de Eldorado do Sul, que recentemente foi aprovada na seleção para um curso da NASA, nos Estados Unidos.

Aluna do Colégio Cenecista Santa Bárbara, em Arroio dos Ratos, Isadora contou que o interesse pela astronomia foi herdado do pai, que sempre conversou com ela sobre o assunto e exibiu filmes com essa temática. Mas foi na escola, que conta com atividades relacionadas à Ciência, que ela teve a oportunidade de identificar a área que realmente gosta.

Além de contar um pouco sobre como será sua rotina extremamente regrada durante uma semana de imersão no universo dos astronautas, Isadora explicou às turmas como soube do curso e iniciou o processo de seleção. “Quando voltei da Jornada de Foguetes, soube do curso da NASA e comecei a pesquisar”, recorda. O processo de inscrição iniciou no ano passado, levou três meses e exigiu que a estudante reunisse uma série de documentos. Foram anexadas cartas de recomendação redigidas em inglês, certificados de participação em mostras científicas e outros projetos relacionados à área, além do projeto social no qual participa.

A experiência de montar robôs exploratórios e outros aprendizados serão de extrema importância para o futuro de Isadora, que pensa em ser astrobióloga, astrofísica ou estudar engenharia espacial. “Estudar sempre vai nos render bons frutos”, destacou a menina, que aproveitou a oportunidade para mostrar o telescópio que ganhou dos pais, seus grandes incentivadores. Ela ainda indicou livros e deixou um recado especial para as turmas: “Estudar nunca é demais. Se dediquem sempre!”

Para a Orientadora de Convivência Escolar do 8º Ano, Josepina Conti Dalló, a participação de Isadora na aula foi muito importante: “temos um exemplo fabuloso. É possível correr atrás dos sonhos, ser leal ao que se deseja, ser positiva, se inserir e participar, sempre com os olhos brilhando”. Já as professoras Rayane Levices e Sílvia Cramer destacaram a importância de ver gurias da idade da Isadora ganhando visibilidade na área da Ciência. Na avaliação delas, a participação de convidados especiais nas aulas é essencial para os alunos fazerem a relação do conteúdo visto em aula com a vida real. E como as turmas estão estudando Terra e Lua, a proposta foi trazer o tema a partir de um ponto de vista diferente. “O bate-papo com ela foi muito enriquecedor e fechou com chave de ouro o estudo do nosso conteúdo e o nosso primeiro semestre letivo em Ciências”, finalizaram.