Equipes de Ano/Série, professores, professores da Formação Complementar e colaboradores acadêmicos e administrativos tiveram seu retorno às atividades letivas marcado pela palestra do diretor do Departamento de Filosofia da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), Pe. Elton Ribeiro, SJ.

Com o tema Comprometidos com a Cidadania Global: um exercício contínuo de discernimento, Pe. Elton trouxe conceitos sobre cidadania desde o Pensamento Clássico até o Contemporâneo, abordando ainda a globalização e seus desdobramentos. Durante sua fala, o jesuíta apontou caminhos para trabalhar o tema com os alunos a partir da perspectiva das realidades econômica, cultural, política e religiosa. Também sugeriu a leitura do livro Colégios Jesuítas: Uma tradição viva no século XXI (clique aqui para ler a versão em português ou a versão em espanhol).

Após a palestra, todos se dirigiram ao Espaço Padre Paquet, SJ (Prédio G) para o descerramento da Galeria dos Ex-diretores do Colégio, desde o Pe. Francisco Trappe, SJ (1890-1899) até o Pe. João Claudio Rhoden, SJ (2012-2019). Participaram dessa cerimônia os antigos diretores Pe. João Roque Rohr (1975-1982/1987-1988) e Ir. Celso Schneider, SJ (1998-1999). A confraternização aconteceu no salão do mesmo prédio.

Equipes participam de reunião com a Direção Geral

Pela manhã, equipes de Ano/Série e os coordenadores acadêmicos e administrativos estiveram reunidos com a Direção-geral no Auditório 1. A acolhida ao grupo foi feita pelo Coordenador de Pastoral, Pe. Gustavo Assis.

O Diretor-geral, Pe. Jorge Álvaro Knapp, SJ, falou sobre a tradição educativa jesuíta e abertura à inovação por meio da excelência acadêmica e a formação integral de qualidade. Também trouxe as Prioridades Apostólicas Universais da Companhia de Jesus, que foram traduzidas em quatro frases que irão estampar as camisetas dos educadores no Dia de Acolhida, que acontece hoje. A importância do modo de proceder dos educadores a partir do discernimento e o trabalho em conjunto entre jesuítas e leigos também foram aspectos abordados por ele.

O Diretor Administrativo, Inácio Reinehr, apresentou as melhorias realizadas no campus durante o período de férias como a nova secretaria de Artes, Esportes e Tecnologias, a cobertura da quadra do 1º ao 5º Ano, modernização das salas de aula do Centro de Línguas, o novo oratório do Prédio B, troca de calçamento das vias internas do campus, reformas salas administrativas, entre outras,

O Diretor Acadêmico, Dário Schneider, destacou em sua fala a importância da cultura do cuidado, a liderança inaciana e a formação continuada dos educadores, além da comunicação institucional. “O clima na parte da manhã foi marcado pela alegria do reencontro, do abraço carinhoso e do sorriso de quem curtiu o tempo de férias e chega com aquele brilho no olhar para o 130º ano letivo do Colégio Anchieta. É um ano especial. Queremos nos inspirar e resgatar a força da Pedagogia da Companhia de Jesus, através do continuum educativo buscando nas lições do passado, articular a missão no presente, preparar o futuro com esperança colocando nossa capacidade humana e potencial técnico a serviço da Educação Integral”, salientou.