Prezado Diretor-geral, Pe. Jorge, Equipes Diretivas, Coordenadores, Professores e Colaboradores, estimadas Famílias Anchietanas, Antigos Alunos, queridos amigos e amigas conectados conosco, nesta noite comemorativa.

É momento de ação de graças.

O Colégio Anchieta, em 13 de janeiro de 2020, completou 130 anos. É uma história de jesuítas, professores, professoras e colaboradores das mais distintas funções que aceitaram, e continuam aceitando, o desafio de construir o futuro por meio do seu trabalho. É também a história de milhares de famílias que escolheram a educação jesuíta como base sólida para a formação de vida de seus filhos e filhas. Aliás, pessoas que são a razão da nossa existência enquanto colégio.

A publicação alusiva aos 130 anos traz a mensagem de representantes da Igreja e da sociedade, com os quais desejamos estar em comunhão como Companhia de Jesus.

1. O Papa Francisco nos deixa uma linda mensagem de esperança.

2. O Superior Geral da Companhia de Jesus, Pe. Arturo Sosa, relembra sua visita ao Colégio Anchieta em 2017.

3. No livro podemos ver também o testemunho do ex-Provincial, da Província dos Jesuítas do Brasil, Padre João Renato Eidt, que nos lembra a história do Colégio na perspectiva da tradição educativa jesuítica.

4. O Secretário Geral da Companhia de Jesus para a Educação, o padre José Alberto Mesa, nos fala sobre nosso patrono e exemplo, São José de Anchieta.

5. O Irmão Raimundo Barros, Diretor-presidente da Rede Jesuíta de Educação, faz menção sobre as tantas histórias vivenciadas nos ambientes do Colégio Anchieta.

6. O ex-aluno do Colégio Catarinense, que se tornou jesuíta e hoje é Reitor da Unisinos, Padre Marcelo Aquino, nos brinda com uma importante reflexão sobre tradição e inovação no ensino.

7. Sabemos que nossa escola tem uma profunda relação com a cidade de Porto Alegre, por isso o prefeito Nelson Marchezan também deixa a sua mensagem, registrando o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido nesses 130 anos.

8. Vinculado à vida religiosa da cidade, o Anchieta recebeu também uma mensagem do Arcebispo da Arquidiocese de POA, Dom Jaime Spengler, que ressaltou a importância da formação para os valores.

Ao longo do texto vamos ler os muitos eventos, nomes, expressão de uma verdadeira manifestação de reconhecimento que desejamos eternizar como memórias e narrativas de vida do nosso Colégio Anchieta de ontem, de hoje e para o amanhã.

Assim, com o propósito de formar para a consciência histórica, reconhecemos o passado como legado e memória, o presente como dom de Deus e a esperança do futuro que nos move.

Dessa forma, a educação jesuíta vem se consolidando no Colégio Anchieta, com homens e mulheres que ganharam a admiração e a confiança de alunos e pais, por meio de seu comprometimento com a missão da Companhia de Jesus, marcada pela busca constante da excelência humana e acadêmica.

Todos são diariamente movidos por esse ideal de educação que visa ao futuro a partir do tempo presente que se vive, com profundo respeito ao passado construído pelas gerações anteriores. Gente marcada pela coragem de “ensinar a pensar” e preparar o futuro.

Seguimos em busca de novos horizontes, em cenários incertos de muitos desafios, nos quais a fé torna-se uma das poucas certezas, assim como a esperança no potencial transformador dos alunos e alunas, fazendo a vida acontecer com as características da educação jesuíta, marcas do tempo em que passaram neste Colégio que nunca pára de se reinventar!

Especialmente neste tempo que vivemos, não posso deixar de registrar que estamos escrevendo a história do ano 130 de maneira inusitada, mas continuamos a ser testados na nossa determinação de fazer mais e melhor, com a coragem e a ousadia daqueles que têm fé, que confiam em Deus e nos seus companheiros de jornada. Por isso a importância de agradecermos o talento e o comprometimento de nossos professores e orientadores ao se reinventarem, sem medir esforços para manter o nível de excelência. Nossa gratidão aos estudantes e suas famílias, que confiaram em nós, respeitando os tempos de adequação, sendo parceiros e entendendo a educação como um processo colaborativo. Nunca o binômio família-escola fez tanto sentido!

Das palavras e imagens desse livro brotam a certeza de que todos e cada um com sua singularidade contribuíram e seguem contribuindo com a missão da Companhia de Jesus. Muito obrigado, boa leitura e muita saúde a todos!

Dário Schneider – Diretor Acadêmico