Colégio Anchieta apresentará experiência com disciplina inovadora em Simpósio da RJE

Publicado em 7 de Maio de 2018

Na próxima semana, entre os dias 16 e 18 de maio, no Colégio Loyola, em Belo Horizonte, acontecerá o I Simpósio da Rede Jesuíta de Educação com o tema Currículo e Inovação. A programação inclui a realização de dez oficinas oferecidas por unidades e escolas jesuítas, palestras e mesas-redondas com especialistas no assunto. O evento contará também com a participação dos alunos das unidades, na perspectiva da Formação Integral.

O Colégio Anchieta apresentará a oficina Conexões Interdisciplinares, a partir da experiência vivenciada na instituição com a implantação dessa nova disciplina aos alunos dos 6º e 7º Ano. A atividade pretende mostrar como o espaço de aprendizagem pode ser ressignificado, utilizando a metodologia do Design Thinking, transformando a sala de aula em um espaço colaborativo que desafia os alunos a ultrapassarem os limites de serem meros espectadores e receptores de conhecimento.

O Simpósio marca o aniversário de 75 anos do Colégio Loyola e terá início com a inauguração dos novos espaços de aprendizagem Pe. Kolvenbach SJ, na noite de quarta-feira. Na quinta-feira, a palestra “Currículo nas referências da Companhia de Jesus”, com Vilma Inés Reyes, conferencista licenciada em Filosofía e Historia, e Olga Irene León Miranda, coordenadora acadêmica do Colégio Liceo Xavier, da Guatemala, abre as atividades do dia. Estão previstas uma oficina sobre “Metodologias ativas”, com Lilian Cassia Bacich, doutora em Psicologia Escolar, e José Manuel Moran, pesquisador e escritor, e outras dez oficinas sobre temas variados, propostas por educadores da Rede.

Nesse mesmo dia, outro importante tema estará em pauta: “Base Nacional Comum Curricular e Formação de Professores”. A mesa-redonda contará com a participação da professora e consultora Guiomar Namo de Mello e do professor José Francisco Soares (Chico Soares). Na sexta-feira, além da reedição das oficinas, a atração fica por conta da palestra sobre “Legislação Brasileira, possibilidades para inovação”, com o professor e pesquisador Carlos Roberto Jamil Cury.

 

*Com informações da Assessoria de Comunicação do Colégio Loyola.

2018-05-07T12:51:53+00:00