O Projeto Filme Art. 243, produzido pela APM e Rede de Pais do Colégio Anchieta em parceria com o projeto Cinema na Escola, é finalista do 13º Prêmio de Responsabilidade Social do SINEPE/RS, na categoria Participação Comunitária. O anúncio foi feito hoje pela entidade e a defesa dos trabalhos correrá nos dias 2 e 3 de outubro, na sede do SINEPE/RS. A classificação ouro, prata e bronze será divulgada em um evento no dia 4 de dezembro, no aniversário de 70 anos do Sindicato.

O filme Art. 243 também contou com o apoio do Ministério Público do RS, do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (DECA), da Dra. Márcia Surdo Pereira e da Psicanalista Rosane Marocco. O roteiro teve como fio condutor o Artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente que responsabiliza quem vende, fornece, serve, ministra ou entrega bebidas alcoólicas a crianças ou a adolescentes, prevendo uma pena de dois a quatro anos de detenção e pagamento de multa. Na história, um casal é acordado no meio da noite com uma ligação da polícia avisando que a filha estava embriagada e fora encontrada na rua. A partir disso, a família tem que lidar com a situação, passando pela problemática de encontrar o culpado; a dificuldade implicada pela fase de vida da garota e quais atitudes serão tomadas por eles a partir de então.

Além desse, o Projeto Holocausto realizado com os alunos do 8º Ano do Anchieta receberá Honra ao Mérito no 13º Prêmio de Responsabilidade Social, na categoria Desenvolvimento Cultural.

Foram 213 projetos inscritos no Prêmios 2018 do SINEPE/RS, de 69 instituições do Estado, sendo 21 classificadas para a segunda fase de avaliação.