Foi uma semana intensa de literatura, música e cultura. A 18ª Semana Literária e 3ª Semana Cultural do Colégio Anchieta movimentou todas as séries e envolveu os alunos em uma programação especial, divertida e emocionante.
A abertura oficial do evento, que ocorreu no dia 4 de abril, contou com dois convidados especiais: o escritor Dilan Camargo, patrono da Feira do Livro de Porto Alegre de 2015; e Edson Erdmann, anchietano e Diretor Artístico na empresa Histórias Incríveis, e também organizador de grandes espetáculos da Rede Globo e RBS TV. Edson fez parte do Show Musical Anchieta por 13 anos e deixou um recado para os integrantes atuais: “Vocês têm a chance de mudar a história de muita gente!”, uma referência à possibilidade do grupo de levar a cultura aos lugares mais remotos. Para fechar a noite, então, o Show Musical subiu ao palco.
Os alunos menores divertiram-se com as atividades de contação de histórias realizadas com escritores e contadores. A programação também possibilitou experiências enriquecedoras como o Painel Compromisso Moral e Lições de Cidadania, com sobreviventes do Holocausto. O encontro faz parte de um projeto maior trabalhado em sala de aula e oportuniza aos alunos conhecerem a trajetória daqueles que sofreram com essa prática.

Meu Primeiro Livro e Memórias Anchietanas: alunos tornam-se autores de suas próprias histórias

Nesse ano, o livro de poesias do 4º Ano abordou uma série de ações possíveis para tornar o mundo melhor a partir da consciência ambiental, da convivência em sociedade e das relações humanas. As sessões de autógrafos do livro É só abrir os olhos e ver: o mundo sonhado pelo 4º Ano ocorreram nos dias 05, 06 e 07 de abril e reuniram familiares e amigos dos pequenos escritores, ansiosos para autografar sua publicação. O lançamento da obra integra o Projeto Meu Primeiro Livro, que já está em sua 15ª edição.
Já os alunos da 3ª Série do Ensino Médio expressaram nas páginas digitais do E-book Memórias Anchietanas a saudade do Colégio e as memórias de tempos felizes vivenciados na instituição. O lançamento da obra, que está na segunda edição, contou com a presença de muitos ex-alunos e com as homenagens dos professores, que leram alguns trechos dos textos. “Foi emocionante o lançamento no Anchieta! Não teve como não chorar. Que bom que nossos filhos tiveram a sorte de estudar num colégio como o Anchieta!”, emocionou-se Josilene Roda Schettini, mãe da ex-aluna Luiza Schettini Baranhuk.