De 22 a 28 de maio, o Colégio Anchieta realizou a 22ª Semana Literária e a 7ª Semana Cultural. A programação foi intensa para os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio e ocorreu de forma remota. Os estudantes foram envolvidos em uma atmosfera que respira literatura, música e teatro, com atividades que estimularam a imaginação e que os aproximaram ainda mais da cultura.

O projeto “Meu Primeiro Livro” completou duas décadas em 2021 e foi escolhido como tema da Semana Literária e Cultural deste ano. Há 20 anos, os alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental se expressam por meio da poesia, resultando em uma obra literária, que, em 2021, foi lançada no dia 28 de maio. Nesta edição, o livro intitulado “Poemia: poemas em tempos de pandemia” traz a sensibilidade das crianças em relação aos desafios da pandemia.

A Orientadora Pedagógica Adriana Bassi diz que “Não tenho dúvidas de que este livro será muito importante na vida de nossos alunos, pois aborda uma temática que ficará guardada na memória de cada um de nós que passou e continua passando por este tempo tão adverso de uma pandemia. E nada melhor do que o olhar sensível de uma criança para retratar estes tempos. Como bem nos diz Ricardo Azevedo no prefácio do livro ‘Abrir espaço para uma criança se expressar, seja por meio do texto ou de desenhos significa deixá-la à vontade, com liberdade e confiança, para expor suas emoções, suas sensações,  suas ideias,  suas opiniões,  suas críticas,  dúvidas e perplexidade diante da vida e do mundo’. E é isso que vocês encontrarão nas poesias de nossos pequenos grandes escritores.”

Além desta obra, foram lançadas mais duas: o e-book “Memórias Anchietanas”, escrito pelos alunos da 3ª Série do Ensino Médio 2020, e o livro do 4º Concurso de Redação e Arte da Rede Jesuíta. Em 2019, seis alunos anchietanos tiveram seus trabalhos selecionados para esta publicação, que teve como tema “17 objetivos para transformar o Nosso Mundo”.

A abertura do evento ocorreu no dia 22 de maio, e a criatividade dos educadores marcou presença! Em uma viagem pelo tempo, os professores de teatro Ramon Ortiz e Franchesca Coppola deram vida a personagens que relembraram os poemas do projeto “Meu primeiro livro”. Também houve um momento para homenagear o patrono da Feira do Livro de Porto Alegre 2020, Jeferson Tenório. As publicações dos educadores foram prestigiadas, assim como a participação dos alunos na Olimpíada Nacional de Ciências, na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e na Feira Nacional de Ciências.

A Coordenadora do evento, Denise Pazetto, conta que “Planejamos um cerimonial artístico para toda a comunidade, mesclando informação com momentos lúdicos de muita emoção. Em virtude do distanciamento social, os recursos audiovisuais foram essenciais e, ao mesmo tempo, deram asas a nossa imaginação. As atividades específicas para os Anos/Séries também se deram a distância, e isso abriu um leque enorme de oportunidades, como ouvir ao vivo as experiências de vida de alguém que mora na China – algo impensável em outros tempos. Mas toda a riqueza de experiências desta Semana Literária e Cultural não seria possível sem a dedicação de tantos profissionais e sem o amor que colocam ao serviço do educar, tendo a formação integral de nossos alunos como premissa. Muito obrigada a todos!”.

Clique aqui para acessar o Livro de Poesias do 4º Ano 2020.

Clique aqui para acessar o E-book Memórias Anchietanas.