Ações de grupo de trabalho incluem capacitação de colaboradores, adequação dos espaços e produção de conteúdo informativo

Um grupo multidisciplinar de profissionais do Colégio Anchieta trabalha desde maio na preparação da estrutura e dos protocolos para o retorno das aulas presenciais. O prefeito de Porto Alegre apresentou nesta semana o cronograma previsto para a retomada presencial. No entanto, a instituição aguarda o calendário definitivo, além da troca da bandeira, que hoje está vermelha.

Acompanhando a mobilização dos colégios da Rede Jesuíta de Educação, direção, representantes das áreas administrativa e acadêmica, além da equipe de comunicação e da Associação de Pais e Mestres (APM) do Colégio Anchieta formaram um grupo de trabalho. Ele é responsável pelo planejamento e implementação de todas as medidas e alterações necessárias para o retorno. Inicialmente, foi priorizada a escuta da comunidade, buscando acolher expectativas, avaliações e sentimentos das famílias e dos colaboradores em relação à possibilidade de volta às aulas presenciais. A primeira etapa contemplou ainda a realização de uma pesquisa de opinião, que recebeu mais de 2 mil respostas de famílias anchietanas.

Marcações de distanciamento e fluxos nas escadas

Em busca de apoio técnico-científico para garantir a segurança do ambiente escolar, o Colégio Anchieta contou com a expertise da consultoria do Hospital Moinhos de Vento. Foi realizado um diagnóstico de todos os espaços e o relatório final do estudo embasou uma série de ações, que também seguem o regramento determinado pela Portaria Conjunta da Secretaria Estadual da Saúde e da Secretaria Estadual da Educação Nº 01/2020, de 8 de junho de 2020 e a colaboração da Escola de Saúde da Unisinos. “Esse importante desafio reforça nosso propósito educativo e a nossa motivação. Mantemos o compromisso de cuidar das vidas que nos são confiadas, buscando a excelência humana e acadêmica, com a identidade inaciana nos protegendo e orientando”, afirma o diretor-geral, Pe. Jorge Álvaro Knapp.

Segurança para proteger vidas

Cartazes com orientações estão espalhados pelos ambientes

Atualmente, está sendo finalizada a sinalização do espaço interno e a demarcação da capacidade das salas de aula e do fluxo de circulação nos corredores. Cartazes e materiais informativos que deverão compor a comunicação nos ambientes educativos também estão sendo instalados. Ainda no sentido da orientação, serão disponibilizadas cartilhas para famílias, alunos e colaboradores com todos os esclarecimentos a respeito da nova rotina que será adotada no ambiente escolar. Professores e colaboradores administrativos também passaram por capacitação, com destaque para o autocuidado e as regras que deverão ser observadas no dia a dia — como a aferição da temperatura de todos que ingressarem no colégio e o uso obrigatório de máscara.

Dispensers de álcool em gel disponíveis em diversos ambientes

Os protocolos de higienização foram revistos. Práticas que já eram adotadas na instituição passaram a ser intensificadas — como o checklist de limpeza e o cuidado especial em relação às superfícies de toque. Além dos 400 dispensers de álcool 70% já existentes, mais 350 foram instalados. Estão disponíveis nas salas de aula, nos corredores e nos locais próximos de corrimãos e sanitários, por exemplo. Há frascos de álcool 70% nas recepções e nas áreas próximas a máquinas de café, nas salas de professores, no refeitório e em outros locais, para utilização antes e depois do manuseio de equipamentos de uso coletivo.

Em relação à área pedagógica, os professores trabalham no modelo de atendimento que contempla aulas presenciais e síncronas, a partir de um cronograma organizado em cada etapa de ensino. Na página inicial do Moodle do Colégio Anchieta, é possível encontrar todas as informações relacionadas ao retorno.