Ontem à noite, após a Missa em homenagem a Santo Inácio de Loyola, a Direção do Colégio Anchieta, junto com o decano da Escola da Indústria Criativa da UNISINOS, Carlo Franzato, e na presença dos educadores, inaugurou o Espaço Maker. A proposta do espaço, que acolhe uma tendência mundial, é envolver educadores e alunos em novas práticas de ensino que utilizem a tecnologia digital e os diferentes recursos para construir outros materiais.

O Espaço Maker é composto pela Sala Maker, Robótica e Gameficação, e está localizado no Prédio A, próximo à saída do elevador no estacionamento. A preparação desse novo ambiente de aprendizagem vem acontecendo desde o início do semestre e contou com o apoio do Fablab UNISINOS, que promoveu visitas em seu espaço e orientou sobre os recursos a serem adquiridos para as atividades.

Para o Diretor Acadêmico, Dário Schneider, o novo espaço pretende promover a aprendizagem e o protagonismo tanto dos educadores quanto dos alunos. “O Espaço Maker é para o nosso protagonismo como educadores – aprender e ensinar –, e ao mesmo tempo, um espaço diferenciado para a aprendizagem inovadora e criativa dos nossos alunos”, explica. Segundo a Coordenadora de Tecnologias Educacionais, professora Joelene de Lima, o espaço é um convite ao protagonismo de novas ideias e criações, permitindo o desenvolvimento de competências como criatividade, autonomia e empatia. “A proposta deste espaço de ‘Educação Mão na Massa’ é de o aluno explorar o que existe para além da sala de aula, realizar experiências e fazer coisas no mundo real”, esclarece.

Entre os meses de junho e julho, 30 educadores participaram do 1º Curso de Formação com o intuito de vivenciarem na prática os diversos recursos makers. Conforme a programação, os assuntos abordados partiram da introdução à cultura maker, passando pelas técnicas manuais, depois pelo corte a laser e vaccum-forming, ainda pela sala de aula maker, e, por último, pela experiência prática em impressoras 3D. As aulas foram ministradas pelos professores André Canal Marques, Giulio Palmitessa e Maria do Carmo Dishinger, da UNISINOS, e Karen Selbach Borges, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), campus Porto Alegre.