Sempre podemos experimentar um avanço em relação àquilo que já fazemos ou vivemos, esse é o espírito Magis de ser. Contudo, nem sempre esse processo evolutivo será fácil. Nesse impensável ano de 2020, os desafios impostos pela pandemia adiaram a cerimônia de Despedida da 3a Série do Ensino Médio, um sonho antigo e aguardado por toda a Comunidade Anchietana. Para vários deles, a trajetória durou 14 anos, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Na última segunda-feira de setembro, dia 27, alunos, familiares e amigos puderam registrar essa passagem do tempo de forma presencial e on-line. Quem não conseguiu comparecer à cerimônia de forma presencial, restrita aos alunos e ao núcleo familiar próximo por causa das medidas de segurança e de saúde, vibrou com a conquista por meio de uma transmissão on-line.

Os desafios enfrentados pela 3a Série de 2020 não foram em vão. “A pandemia nos abriu outros horizontes de possibilidades e de aprendizados”, explica Pe. Jorge Alvaro Knapp S.J., Diretor-geral. Juntos, todos da Comunidade Anchietana aprenderam a valorizar e a ser mais sensíveis a outras dimensões do ser humano. Tomaram consciência do valor da família, da presença e da ausência do outro, da liberdade de ir e vir, bem como do valor de estudar e de estar junto com os amigos.

Para Dário Schneider, Diretor Acadêmico do Colégio Anchieta, a celebração é “uma caminhada de superação de um tempo de pandemia cujas dificuldades estamos conseguindo deixar para trás com o triunfo da ciência, do estudo e do conhecimento. Nosso esforço para desenvolver sempre mais a capacidade do discernimento imprimiu um modo de ser e de proceder, característicos da Educação Jesuíta”.

Agora os antigos Anchietanos seguirão mundo afora transformando outras vidas, com sede de conhecimento, de verdade e de justiça. O Colégio Anchieta deseja que a solidariedade e que o amor ao próximo continuem a pautar suas existências. Que Santo Inácio e São José de Anchieta os abençoem!

Clique aqui para assistir a homenagem das famílias aos alunos.