Na tarde da última quinta-feira, 2, representantes da APM (Associação de Pais e Mestres), do CPCA (Centro de Professores do Colégio Anchieta), do CEFUCA (Centro dos Funcionários do Colégio Anchieta), do GEA (Grêmio Estudantil Anchieta), mães referência e alunos participaram do segundo encontro virtual promovido pela Direção-geral. O primeiro aconteceu no mês de maio.

Na pauta, o acompanhamento dos estudos especiais na modalidade a distância até agora e a preparação da instituição para o retorno controlado presencial quando autorizado, além da abertura de um espaço de escuta a todos os atores da comunidade educativa. O Reitor da Igreja da Ressurreição, Pe. Gustavo Assis, deu início ao encontro com um momento de espiritualidade inspirado no pedido do Papa Francisco para que todos rezem pelas famílias. (Assista ao vídeo aqui)

O Diretor-geral, Pe. Jorge Álvaro Knapp, SJ, refletiu sobre o tempo transcorrido desde a suspensão das aulas e destacou a importância da prudência e da esperança nesse momento. “No final deste mês celebramos Santo Inácio, que nos ensina sobre sermos prudentes em momentos de dificuldade. Não temos certeza nenhuma, mas esperança. É isso que nos anima”, salientou.

 

Pesquisa com alunos do 6º Ano ao Ensino Médio

O Coordenador de Unidade de Ensino do 6º ao 9º Ano e Ensino Médio, Cleiton Gretzler, apresentou os resultados da pesquisa aplicada aos alunos do segmento, um trabalho em conjunto com o Serviço de Orientação Pedagógica (SOP), que faz parte do Projeto de Melhoria Acompanhamento das Atividades Docentes.

A pesquisa obteve 795 respostas e teve como objetivo avaliar a aprendizagem dos alunos durante os estudos especiais na modalidade a distância. Para isso, trouxe questões sobre aulas síncronas e assíncronas, envolvimento e participação dos alunos, tempo de estudo e aprendizagem. “Esses resultados vão servir de insumo importante para a gestão pedagógica das equipes de Ano/Série”, explicou.

A mãe referência do 9º Ano, Adriana Zarosa, parabenizou a iniciativa da pesquisa e falou da quantidade de trabalhos no Moodle, que, segundo sua avaliação, está excessiva. Ela ainda perguntou sobre a posição do Colégio em relação à aprendizagem dos alunos. Cleiton falou sobre a utilização do Power BI, ferramenta de gestão que possibilita a acompanhamento desses dados.

A presidente do CPCA, professora Danielle Contessa, também elogiou a atenção e cuidado aos estudantes ao oportunizar a pesquisa. “A partir desses resultados, conseguimos ver claramente a nossa sala de aula. Esse é o nosso aluno. Fico muito feliz em saber que o nosso trabalho reinventado tem sido positivo, com esse retorno”, observou.

A Coordenadora de Unidade de Ensino da Educação Infantil ao 5º Ano, Tatiane Waldow, destacou as diversas ações realizadas no segmento e já anunciou uma agenda entre pais e professoras da Educação Infantil. “A Educação Infantil abriu esta semana uma agenda para reuniões entre as professoras, crianças e pais via Teams. A planilha de agendamento foi enviada pelo e-mail dos pais”, avisou.

A Coordenadora do Serviço de Orientação Educacional, Isabel Tremarin, convidou a todos a fazerem um exercício para enxergar o lado positivo de toda essa experiência. “Em meio a tudo isso que estamos vivendo, observamos como nossos alunos vêm aprendendo habilidades muito importantes como flexibilidade, resiliência, empreendedorismo. Vemos alunos mais autores de sua própria aprendizagem. Todos estão experimentando situações muito novas, mas os ganhos são muitos. É muito bonito ver o envolvimento das famílias e isso está acontecendo todos os dias”, afirmou.

Sugestões da comunidade escolar

A presidente do GEA, a aluna Laura Menke, agradeceu a iniciativa da coordenação e ressaltou os desafios enfrentados pelos alunos neste período. “Esse espaço foi muito importante para nós, pois todos precisamos partilhar o que sentimos. Acho que a palavra que define este momento é desafio, tanto em relação às aulas, quando ao emocional. Observamos que muitos alunos têm dificuldade de organização e de aprendizagem, que se acentuou agora”, concluiu.

O aluno da 1ª Série do EM Rodrigo Assis trouxe sugestões a partir de estratégias apontadas pelos alunos como a realização de uma semana de revisão de conteúdo. Ao que Cleiton sugeriu a utilização do Laboratório de Ensino, que por excelência é um espaço de retomada, aprofundamento e síntese do que é trabalhado em aula.

Para o aluno da 3ª Série do EM Gabriel Telles, a Feira das Profissões foi um grande evento, que mudou um pouco o foco só das aulas. Segundo ele, houve grande envolvimento da equipe de Ano/Série e dos alunos representantes. Sugeriu que os alunos poderiam ter mais palestras desse tipo. O professor Clândio, Orientador Religioso, Espiritual e de Pastoral da 2ª Série do EM, também destacou a atividade do “aluno sombra”, que acompanha um profissional do campo de atuação do seu interesse.

A mãe referência Daiane Kaminski sugeriu que a Jornada da Rede de Pais possa ser feita de forma virtual, trazendo assuntos para auxiliar os pais nesse momento, assim como a mãe referência do 1º Ano, Fatima Ramos, que vê na possibilidade das lives uma oportunidade para dialogar com os pais. O Diretor Acadêmico, Dário Schneider, confirmou que as equipes já estão refletindo sobre essas propostas.

 

A APM e a Rede de Pais

A presidente da APM, Jaqueline Alvorcem, agradeceu o momento de escuta da comunidade e observou o crescimento e a evolução desse ensino na modalidade a distância e tranquilizou as famílias quanto ao retorno. “Percebemos que o conflito inicial em relação às aulas na modalidade a distância serviu como uma oportunidade de melhoria. Aproveitamos para dizer que as famílias podem ficar tranquilas, porque o Colégio está se preparando para o retorno, tudo está sendo previsto”, preveniu.

As mães referência participantes da reunião aproveitaram a oportunidade para agradecer o trabalho realizado pelos professores e equipes. “Gostaria de agradecer imensamente a dedicação e atendimento das equipes. Percebemos que esse vínculo não se perdeu e no caminho vamos corrigindo pequenas coisas”, destacou a mãe referência do 4º Ano, Lia Cremonese. A referência do 2º Ano, Viviane Goldoni, também manifestou seu agradecimento por fazer parte dessa caminhada de evolução, partilha e escuta. Assim como a referência do 5º Ano, Juliana Vasconcelos.

 

Preparação para o retorno controlado presencial

Dário contou um pouco sobre o trabalho que vem sendo realizado pelo GT Retorno às Aulas, que está organizando todas as medidas necessárias para o retorno controlado presencial. Dentre as ações implementadas, a capacitação Orientações para Atividades Presenciais já está sendo realizada com professores e colaboradores sob a coordenação dos setores Comunitário e de Recursos Humanos.

Nesta semana, as famílias irão receber uma pesquisa para avaliar sua percepção em relação a esse retorno. Além disso, todo esse trabalho vem sendo respaldado pela consultoria do Hospital Moinhos de Vento, que já está fazendo o diagnóstico dos espaços de aprendizagem, e pela Escola de Saúde da Unisinos. “Temos que preparar não esse retorno físico, mas nossa mente e espírito progressivamente, sempre atentos a nossa premissa maior: o cuidado com a vida”, completou Dário.

Em função da autorização para esse retorno vir dos órgãos governamentais, o Colégio segue atento às decisões e comunicará a data oportunamente às famílias. Também sugere às famílias que acompanhem o monitoramento do Governo do Estado por meio do site https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br/.