Com vistas ao atual contexto sócio-histórico-cultural, de acordo com o Projeto Educativo Comum da RJE, faz-se importante o investimento na qualificação profissional, na atualização e aprimoramento teórico e prático de conhecimentos, competências e habilidades necessárias para o exercício das funções.

Assim, no dia 24 de outubro, professores, monitores e auxiliares de turma da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I participaram do workshop “Da consciência fonológica à grafêmica: funções executivas mediando a transferência da linguagem oral para a escrita”, com a fonoaudióloga e neuropsicóloga Rochele Paz Fonseca. A atividade foi organizada pela Equipe de Serviços da Educação Infantil e promovida pela Coordenação de Unidade de Ensino da Educação Infantil ao 5º Ano.

Os participantes puderam aprofundar seus conhecimentos acerca dos fatores que se relacionam com desenvolvimento fonológico das crianças de 3 a 6 anos, bem como esclarecer quanto ao desenvolvimento integrativo cerebral, com vistas ao desenvolvimento pleno das crianças.

“Formações como esta proporcionam aos docentes e colaboradores a abertura de ‘espaços entre’, que oportunizam a todos os envolvidos o pensar reflexivo frente as práticas pedagógicas enquanto educadores Inacianos, contemplando o sentido de pertença e de compromisso com a missão da Companhia de Jesus. Assim, favorecendo a abertura de escutas, discussões e encaminhamentos de possibilidades, oportunizando apoio no desenvolvimento de nossos fazeres, visando às dimensões da Educação Integral”, destacou a Orientadora Educacional da Educação Infantil, Rosanita Moschini.