Ao que precisamos estar atentos para promover saúde mental e fortalecer a aprendizagem? Esse foi o questionamento que norteou o encontro da Rede de Pais da Educação Infantil ao 4º Ano que ocorreu na noite desta terça-feira, 29. Para tentar auxiliar os pais no esclarecimento dessa e de tantas outras dúvidas, a psicóloga Bianca Stock foi a convidada do evento, que ainda contou com a participação da equipe do Serviço de Orientação Educacional das respectivas etapas de ensino.

A palestrante trouxe diversos aspectos para o debate que teve como cenário a pandemia da covid-19 e como esse acontecimento tem repercutido na vida, principalmente, das crianças. Segundo Bianca, todos fomos afetados pelo isolamento social e pela mudança na rotina. “Estamos extremamente cansados, exaustos e preocupados. Nosso cérebro primitivo foi acionado, pois nunca nos preocupamos tanto em sobreviver e é por isso que precisamos reestabelecer as relações de cuidado, de afeto para promoção de ambientes facilitadores”, explica.

Bianca destacou que o período de isolamento social possibilitou alguns ganhos no seio familiar, como a intimidade, mais tempo para conversar e crianças mais empáticas. Além disso, a psicóloga também trouxe a importância de valorizar o esforço dos filhos em colaborar para manter o distanciamento. “Cada criança, cada adolescente que ficou em casa merece nosso agradecimento. Como foram fortes e importantes para esse processo”, ressaltou.

Ao passo que algumas novas aprendizagens vieram com esse período, também houve casos de regressão na autonomia e na independência das crianças, segundo a palestrante, o que merece atenção e muita paciência dos pais. “Elas precisam de paciência para reaprender algumas questões para esse retorno ao espaço escolar. Infelizmente, estamos imersos em uma cultura que cobra das crianças uma performance de organização, de autorregulação emocional. Se a criança não performa, parece que nós falhamos como pais. Isso exige muita calma para não imprimir uma ansiedade que é nossa na vida delas”, alertou.

Outra questão trazida pela psicóloga foi o cuidado com os grupos de pais no WhatsApp, o que deve ser utilizado para contemplar o desenvolvimento dos filhos, como apoio, não como espaço para projeção de frustrações e nem para resolver os problemas da escola. “As crianças vão aprender, estão aprendendo. A escola é muito responsável com todos os processos de sequência didática, de organização curricular. Agora o foco é reestabelecer essa integração psíquica, corporal, emocional, de pensamento”, esclareceu.

A importância do brincar livre e da utilização das telas também foram tópicos abordados por Bianca, que falou sobre os efeitos da utilização exagerada de celulares e computadores: alta irritabilidade e pouca tolerância à frustração, dentre outras. “É preciso construir acordos com a criança. Ameaça e punição não funcionam, só mostram como o adulto é inseguro. É preciso diálogo e limite para utilização das telas”, explicou.

Não assistiu à palestra? Confira na íntegra aqui.

Para auxiliar os pais, o SOE compartilha alguns materiais de apoio, dividido por etapa de ensino e o Guia Internet Segura para seus filhos. Clique nos respectivos links para acessar:

Guia Internet Segura para seus filhos