Alunos, pais, professores, colaboradores administrativos e equipe diretiva do Colégio Anchieta se reuniram, nesta quarta-feira (13), em videoconferência pela plataforma Teams. O objetivo foi apresentar e discutir o trabalho que vem sendo realizado desde a suspensão das aulas presenciais há quase dois meses, devido às recomendações sanitárias adotadas em razão da pandemia.

O Diretor-geral, Pe. Jorge Álvaro Knapp, iniciou o encontro virtual invocando Nossa Senhora de Fátima e agradecendo pelo fato de não haver nenhum aluno ou colaborador contaminado pelo novo Coronavírus. “Todos estão se cuidando. Passamos por um momento difícil, mas devemos olhar com esperança. Isso passa. Estamos juntos nesta caminhada”, destacou.

O Diretor Acadêmico, Dário Schneider, conduziu a reunião. “São 56 dias, e eles foram muito significativos para entendermos algumas situações e continuarmos confiando. Para nem tudo temos respostas, mas seguimos confiando na criatividade, na capacidade de reinvenção e sensíveis aos nossos sentimentos. Fizemos ajustes e evoluímos, mas ainda há o que fazer”, ressaltou

Participaram também representantes da Associação de Pais e Mestres (APM), do Centro dos Professores do Colégio Anchieta (CPCA), do Centro dos Funcionários do Colégio Anchieta (CEFUCA), e do GEA (Grêmio Estudantil Anchieta), além de mães referência de Ano/Série, alunos participantes de projetos e profissionais da área administrativa.

Diversas possibilidades de aprendizado

Os Coordenadores das Unidades de Ensino destacaram a importância das aulas virtuais para os alunos alcançarem a aprendizagem. Segundo eles, os docentes foram capacitados para a utilização de ferramentas e vêm trabalhando intensamente na adaptação dos conteúdos para disponibilização em diversos formatos. O Moodle segue sendo utilizado, mas a plataforma Microsoft Teams ganhou protagonismo porque mantém professor e aluno conectados, ao mesmo tempo, na sala de aula virtual.

Os professores saudaram a participação das famílias, que, abertas às inovações, criaram rotinas para que os estudantes pudessem participar das aulas síncronas e avançar na aprendizagem. Além do modelo de interação virtual entre aluno e professor, os anchietanos tiveram à disposição diversas formas de absorção dos conteúdos como PPT com áudio, podcasts, vídeos, fóruns, Kahoot (plataforma de aprendizagem baseada em jogos), Mentimeter (recurso digital para criar interações em tempo real, como enquetes, nuvens de palavras, entre outros), Whiteboard, entre outros recursos metodológicos. Para o segundo trimestre, que inicia no próximo dia 25, o Moodle ganhará um novo layout para que os estudantes possam navegar pela plataforma de maneira mais organizada.

Adaptação aos novos tempos

Representando o GEA, a estudante Laura Mendonça Menke lembrou questões comportamentais que ocorreram nas aulas síncronas e trouxe opiniões dos estudantes. “Estamos muito gratos aos professores pela atenção e pela produção de materiais. Alguns alunos têm dificuldade para prestar atenção. Talvez se mudar um pouco a cobrança, o pessoal poderia se perder menos”, pontuou a estudante Valentina Pereira Zanardi.

Mãe referência do 4º Ano, Lia Penz fez um agradecimento à equipe pela disponibilidade de escuta e pela evolução no atendimento. Já Adriana Zarosa destacou a capacidade de adequação da instituição e à equipe de TI. “A escola se manteve receptiva. O início não foi tão tranquilo, mas o Colégio soube ouvir. Os pais que participaram do grupo de trabalho ficaram muito gratos por poder dar sugestões”, expressou a mãe Fátima Ramos.

O grupo se reunirá novamente na semana que vem para dar continuidade à pauta.