Escotismo

O Grupo Escoteiro Manoel da Nóbrega foi fundado em 1944 pelo padre jesuíta Henrique Pauquet e, desde então, desenvolve suas atividades continuadamente nas dependências do Colégio Anchieta.
Através de atividades atraentes e desafiadoras para os jovens, como acampamentos, excursões, gincanas e jogos diversos, o Movimento Escoteiro contribui para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas possibilidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades.

Os jovens do Grupo Escoteiro Manoel da Nóbrega são incentivados a ser solidários, responsabilizar-se pelos compromissos assumidos e valorizar o trabalho em equipe, respeitando as diversidades culturais e étnicas. As atividades em contato com a natureza proporcionam o aprendizado da superação de dificuldades.
As atividades são desenvolvidas de acordo com a faixa etária e a maturidades dos jovens, assim sendo, o escotismo trabalha com quatro ramos distintos, sendo:

• Ramo Lobo – jovens de 7 a 10 anos;
• Ramo Escoteiro – jovens de 11 a 14 anos;
• Ramo Sênior – jovens de 15 a 17 anos;
• Ramo Pioneiro – jovens de 18 a 21 anos.

As atividades acontecem todos os sábados, das 14h30min às 18 horas, ao lado do Centro de Línguas e, em datas pré-definidas no calendário anual, na Vila Oliva, no Morro do Sabiá e em outros locais. Os interessados poderão entrar em contato com o Grupo pelo email manoeldanobrega@terra.com.br , conhecer as atividades acessando a página do Grupo Escoteiro Manoel da Nóbrega no Facebook ou visitar o site www.escoteiros.org.br para saber mais sobre o Escotismo no Brasil.