Exercício de cidadania: alunos do 3º Ano elegem seus representantes de turma

Publicado em 12 de julho de 2018

No corredor, uma fila organizada espera ansiosamente para votar. Na salinha de votação, os mesários confirmam os nomes dos eleitores e distribuem a cédula. A um canto fica a cabine de votação. Essa poderia ser a cena de uma eleição para prefeito, governador ou presidente, mas é um exercício de cidadania proposto aos alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental I em um projeto que acontece há mais de uma década no Colégio Anchieta e que abrange alunos dos demais Anos/Séries.

A Orientadora Educacional do 3º Ano, Eliane Silveira, conta que o diferencial da atividade, neste ano, foi a organização das plataformas de trabalho dos candidatos a representantes de turma, que ficaram expostas em um dos corredores do Prédio B para que todos pudessem avaliar as propostas. “Cada candidato organizou com a sua família, em casa, um cartaz contendo suas propostas. Trabalhamos muito com eles em sala de aula a importância das eleições, de saber escolher e procurar sempre o melhor dos candidatos”, explica.

Os novos representantes terão reuniões uma vez por mês para planejar e implementar as ações durante o ano, um exercício, que segundo Eliane, deve trazer dimensão do que faz um representante e sua importância na sociedade, nesse caso, na turma. “É uma primeira caminhada deles nessa representatividade e percebemos como se mobilizaram para representar seus colegas”, garante.

2018-07-12T16:43:18+00:00