As mãozinhas pequenas cavam a terra com curiosidade e a atividade se torna um grande evento para as crianças do Infantil A. Com pazinhas, água e suas mudinhas de batatas, cultivadas em casa, os pequenos preparam o plantio na horta da Educação Infantil e aprendem sobre o cuidado com a natureza, consigo e com o outro.

Tudo começou com a contação do livro O Pinguim e a Pinha – Uma história de amizade (Salina Yoon, Editora Ciranda Cultural), em que um pinguim encontra uma pinha perdida na neve e acaba se tornando seu grande amigo. A história traz uma bela mensagem de amor e amizade e da importância do cuidado com o outro.

Depois, as crianças foram convidadas a fazer a experiência da preparação da batata para o plantio. Em casa, colocaram uma batata em um pote com água, com palitinhos e passaram a observar as mudanças ocorridas diariamente. A professora Helen Brum conta que o retorno dessa atividade foi muito positivo, pois despertou a curiosidade e a expectativa das crianças. “Foi muito legal! Durante todas as aulas síncronas após essa experiência, elas traziam o pote com a batata para mostrar para os colegas e professores”, conta.

A ideia foi que elas pudessem observar a transformação, desenvolvendo diariamente o cuidado com a sua planta, mas, além disso, que pudessem também trabalhar habilidades para lidarem com as emoções caso a experiência não desse certo. Foi o caso de uma aluna da professora Helen que questionou se havia feito algo errado, pois o resultado não foi o esperado, e se poderia tentar novamente. “Aí entrou o trabalho com as emoções, com a frustração de não ter dado certo e que tudo bem, pois ela teria uma nova oportunidade de repetir a experiência”, explica.

No retorno às atividades presenciais, no dia 19 de outubro, a estratégia pedagógica foi ampliada e ressignificada, uma vez que o convívio presencial com os colegas demandaria cuidados por parte de todos, tema explorado também na Semana Anchietana 2020. Nesse período outra história entrou em cena para sensibilizar os pequenos: Juju e a árvore da amizade (Fabio Quinteiro, Editora Brinque Book), que conta a história da menina Juju que adora cores e que tem um novo desafio: cuidar bem do seu jardim de amigos, pois assim como há diferentes tipos de plantas, há diferentes tipos de amigos e assim ela aprende a cuidar de cada um, compartilhando experiências e aprendizados.

Os cuidados com as mudas seguiram até o final de novembro, início do mês de dezembro, quando os grupos realizaram o plantio na horta da Educação Infantil. “Para muitos foi uma primeira experiência com a terra, já que muitas famílias vivem em apartamento. Ano que vem, se tudo der certo, teremos batatas para colher”, espera a professora Helen.