Os dias do XV Encontro dos Colégios Jesuítas do Cone Sul foram especiais para o Colégio Anchieta em que o intercâmbio de idiomas, culturas e costumes coloriu ainda mais nossos ambientes escolares, oportunizando novas amizades, momentos de convivência, alegria e muita diversão. O Encontro foi uma experiência gratificante para todos que estiveram envolvidos, e aqui temos que fazer um agradecimento especial àquelas pessoas que doaram seu tempo, demonstraram sua hospitalidade e um espaço em seus lares para acolher com generosidade nossos visitantes. A parceria entre Escola e Família é uma marca:  anchietano, um jeito de ser.

A experiência é algo muito próprio da Pedagogia Inaciana e nos propicia aprendizagens que vão além da teoria: nos enriquece humana e espiritualmente, transformando nossas crenças, renovando nossos propósitos de convivência, fazendo com que possamos enxergar além daquilo que vimos e ouvimos, pois a esperança do amanhã está na educação dos jovens de hoje. A experiência do encontro que tivemos nesses dias, que também obedeceu a uma programação formal, mostrou que mesmo pessoas de culturas ou idiomas tão diferentes podem se conectar a partir dos valores comuns – identidade jesuítica – com aquilo que lhe é precioso: os vínculos propiciados pelo ambiente familiar.

Já diria Santo Inácio que “o amor consiste mais em obras do quem em palavras” (EE 230) e foi por esse amor em forma de acolhida generosa, de apoio e confiança da comunidade anchietana que pudemos fazer um evento dessa magnitude, mas mais do que isso, pudemos ter uma experiência para a vida toda.