Uma noite para celebrar a cultura, a formação integral e os valores de um grupo que se tornou uma verdadeira família para muitas gerações de anchietanos. Assim foi a live de comemoração dos 54 anos do Show Musical Anchieta, que ocorreu ontem à noite pelo YouTube.

A abertura foi feita pelo Diretor-geral do Colégio Anchieta, Pe. Jorge Álvaro Knapp, SJ que ressaltou o papel da arte e da cultura na formação dos alunos. “O Show Musical é um espaço de cultura, de aprendizagem, um espaço onde a educação se complementa”, destacou.

Os Antigos Integrantes do Show Vera Lúcia Matte Winge e Gabriel Conti Dalló também participaram falando sobre sua experiência enquanto integrantes e os valores que levaram para a vida. A coreógrafa , professora Marta Severo, e o coordenador e regente, Rafael Pedro Bueno, também se pronunciaram, destacando o trabalho desenvolvido com os alunos e as vivências na rotina, que neste ano mudaram um pouco em função das medidas restritivas impostas pela pandemia.

Durante a live, apresentada pela professora Dionara Ritta, os espectadores reviveram a apresentação do Show realizada no ano passado no Teatro Unisinos. Uma figura muito especial e querida por todos, o ex-assessor do Show Musical, Ir. Celso Schneider, também gravou sua homenagem. “O Show Musical Anchieta não se explica, se vive”, enfatizou.

Leia o depoimento do Coordenador e Regente do Show Musical, Rafael Pedro Bueno:

O Show Musical Anchieta é uma tradição viva do Colégio Anchieta. São 54 anos de história e atividades ininterruptas, levando a arte às pessoas através do canto, da dança e da música, num espetáculo de som e luz baseado em adaptações folclóricas, temas populares e religiosos, em exibições realizadas no Brasil e no exterior.

Sendo a arte a ferramenta utilizada para educar para a vida, ao mesmo tempo em que auxiliamos no desenvolvimento das habilidades e talentos artísticos dos alunos, trabalhamos para a sua formação integral, em todas as atividades do conjunto, desde os ensaios semanais até as viagens e apresentações.

Apresentar o aniversário do Show Musical Anchieta por meio de uma Live, pela primeira vez em toda a história do grupo, fez com que tivéssemos que repensar o formato e, embora não tenha o mesmo envolvimento e encantamento do evento ao vivo, foi possível levar ao público o espetáculo artístico-cultural com muito entusiasmo, nesse momento em que o distanciamento social é imprescindível.

Foi extremamente significativo poder nos conectar com as pessoas, relembrar os momentos vividos no Teatro Unisinos em 2019 e reafirmar os motivos pelos quais nos reunimos todas as semanas, nesse momento estudando à distância o que normalmente fazemos juntos nas salas de ensaio.

Da mesma forma, nos alegrou imensamente receber os comentários dos integrantes, familiares e amigos que, ao assistirem aos trechos da apresentação do ano passado, vibraram muito com as músicas, coreografias e figurinos, na segurança de seus lares. Temos a certeza de que os jovens artistas estão mais empolgados do que nunca para a retomada das atividades presenciais, assim que possível.

Para finalizar, quero agradecer imensamente ao Colégio Anchieta, aos que nos precederam nessa linda caminhada e aos que com muito amor participam desse projeto, pela oportunidade de continuarmos educando e levando uma mensagem de esperança num mundo melhor e mais cheio de paz, através da arte.

Com as bênçãos de Deus, de Santo Inácio de Loyola e de São José de Anchieta, que venham os próximos 54 anos! Viva o Show Musical Anchieta!