Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), um terço de toda a produção alimentar do mundo é desperdiçada diariamente. Conscientizar a população sobre esse problema é um primeiro passo para chegar a um dos objetivos sustentáveis da ONU para erradicar a fome até o ano 2030.

Pensando nisso e aliando teoria e prática, os alunos do nível Intermediate 2 da 1ª e 2ª Séries do EM, que estudaram o vocabulário sobre comida em aula durante o 2º trimestre, literalmente colocaram a mão na massa. “Eles foram instigados a pensar em soluções que pudessem minimizar o impacto do desperdício de comida na utilização de recursos naturais e na erradicação da fome”, explica a professora de Língua Inglesa Vivian Berlitz.

Como forma de sensibilizá-los para este desafio, as professoras convidaram a nutricionista  Priscilla Rohmann da Silva Rosa, acompanhada de estagiários, para ministrar cooking workshops sobre o uso integral de alimentos para evitar o desperdício. As oficinas, no total de nove com duração de uma hora, acontecem no Laboratório de Gastronomia da UNISINOS até o dia 15 de julho.

A profissional faz parte do Programa Mesa Brasil, do SESC, que funciona como um banco de alimentos que recebe doações de diversas empresas e destina os alimentos para instituições que prestam auxílio a idosos, crianças e adultos em situação de vulnerabilidade.

Em contrapartida, os alunos estão participando de uma campanha de doação de alimentos que será entregue a essas instituições juntamente com o SESC.