Após mais de um ano de hiato, aconteceu nesta segunda-feira, 18, a 3a edição do Magis InspiraAção. Especial por si só, o evento também marca o retorno dos pais às atividades presenciais no Colégio Anchieta, que não se reuniam pessoalmente desde março de 2020. Por outro lado, a transmissão on-line do evento é uma novidade que chegou para ficar e para atender ao público que não pode comparecer ao evento.

Com o tema “Inspirando Gerações”, o evento faz um resgate à história que a instituição tem protagonizado na vida dos alunos e de seus familiares ao longo de 131 anos. Para isso, os antigos alunos compartilharam suas histórias inspiradas nas aprendizagens dos tempos de Colégio Anchieta. Tais histórias incluem a transformação pela arte, a solidariedade, o amor e a intergeracionalidade, o cuidado com a vida, com o meio ambiente e o respeito à diversidade. Ou seja, são inspirações permanentes para a busca do MAGIS.

A participação de antigos alunos iniciou já no momento de recepção aos espectadores. Registros em vídeo eram transmitidos no telão, dando as boas-vindas a quem se aproximava para garantir um lugar em frente ao palco. Eles relembraram seus momentos na Instituição e contaram como a trajetória Anchietana impactou suas vidas até o presente momento.

Entre os depoimentos curtinhos, mas cheios de significado, foi possível conferir diferentes histórias da comunidade Anchietana, como gerações de antigos alunos na mesma família, casamento entre antigos alunos, amizades que já duram décadas e até a inspiração para seguir na vida. As participações continuaram ao longo do evento, quando, após a fala de cada speaker, um novo depoimento era reproduzido.

O acolhimento inicial foi realizado pela Coordenadora Geral do Magis Inspiração, Isabel Tremarin, representante do grupo de mães que desenvolve o evento. Já a saudação aos espectadores ficou por conta do diretor acadêmico, Dario Schneider, que resgatou a idealização do Magis por Santo Inácio, na 5a anotação de seus exercícios espirituais. Em seguida, um a um, os speakers, foram chamados pelos seus “anjos”, pessoas da equipe da Rede de Pais e da APM, responsáveis pelo contato e pela preparação de cada um.

Speakers compartilham histórias inspiradas no Colégio Anchieta

O primeiro convidado a subir no palco foi o realizador audiovisual, criador e diretor do Projeto Cultural Educacional Cinema na Escola, Ricardo M. Fagundes. O speaker falou sobre a transformação que a arte provocou em sua vida. Também revelou que participou do Magis Inspiração de 2019, mas dessa vez como um emocionado espectador.

As histórias de Verônica Chaves são, também, protagonizadas por muitas outras pessoas. Ela é mestre em Psicologia e hoje atua como psicóloga junto à Central de Atendimento Psicossocial Multidisciplinar do TJRS. Em seu emocionante depoimento, compartilhou histórias de laços de adoção e de apadrinhamento.

Reciclando atitudes, mudamos o futuro. Para conscientizar e para incentivar a ação de novas pessoas em relação às urgentes pautas ambientais, o speaker Luiz Henrique Medeiros falou sobre a sua história de vida com a economia circular e destacou ações em prol do meio ambiente, da sociedade e da saúde pública que se tornaram realidade. Ele é representante do Centro de Educação Ambiental (CEA), membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental de Porto Alegre (CMDUA) e também Líder Comunitário no bairro Bom Jesus.

Monica Riffel é uma Anchietana de carteirinha: estudou na instituição do 1° ano até a 3a série e, por fim, retornou como uma speaker convidada. Graduada em Relações Públicas, pós-graduada em Marketing, Recursos Humanos e Psicologia Transpessoal e a idealizadora do “Mulheres às Avessas”, sua fala teve como base uma importante provocação: quais heranças estamos deixando para o futuro de nossos filhos?

Mãe de três Anchietanos, Daiane Kaminski é publicitária, pedagoga especializada em Piscopedagogia e idealizadora do projeto social “Fome de Quê?”.  Em seu depoimento, ela contou que sempre vivenciou o voluntariado e foi capaz de perceber e de questionar a desigualdade em diferentes setores da vida, mas que demorou a entender que a alimentação também era limitada para algumas pessoas. Hoje ela trabalha voluntariamente para diminuir a fome de alimentos, de empatia e de acolhimento.

Conhecida das telinhas, Carolina Cimenti é mais uma antiga aluna que ganhou o mundo. Jornalista mestre em Relações Internacionais pela Universidade Livre de Bruxelas, hoje é correspondente internacional da Globo e da Globo News. Diretamente de Nova Iorque, a speaker também usou sua voz e experiência para falar sobre o olhar das mulheres por trás das câmeras.

Por fim, o Anchietano Robert Juenemann falou sobre diversidade – em sua vida pessoal e na sociedade em geral. Advogado, consultor e mentor em governança corporativa e familiar, é também Conselheiro Fiscal e de Administração. Seu depoimento promoveu uma reflexão sobre a forma de encarar a vida de frente e de utilizar as dificuldades como mola propulsora para seguir adiante.

O encerramento do evento foi realizado pela Banda dos Professores, que inspirou e que alegrou a comunidade Anchietana que assistia à apresentação de forma on-line e presencial.

Clique neste link para assistir ao evento completo!