Observar as necessidades do mercado e criar um negócio que possa atender essa demanda. Esse foi o tema explorado pelo empreendedor e consultor na Merithu Consultoria, Guilherme Canozzi, na conversa com os alunos do 8º Ano, e do estudante de Economia da UFRGS Nicolas Dias Leoti Brochier, com os do 9º Ano, que ocorreu nesta semana via Teams.

Os encontros foram idealizados pelas Equipes das respectivas séries em conjunto com a Junior Achievement do RS, que mantém programas de educação empreendedora, financeira e preparação para o mundo do trabalho.

O Mundo dos Negócios, título que dá nome ao programa de educação empreendedora, oportunizou uma série de reflexões aos alunos sobre o contexto das empresas, o motivo de sua existência no mercado, a transformação da economia e a importância do marketing. Os palestrantes trouxeram exemplos de empreendedores em diversas áreas e como suas ideias impactaram em seus nichos de mercado.

Com o avanço das tecnologias, um novo padrão econômico surgiu, mais voltado para os serviços, conforme explicaram. Além disso, eles também exploraram a mudança de posicionamento das empresas, que hoje estão prezando mais os valores ligados à sustentabilidade, praticando o reaproveitamento de resíduos, por exemplo.