Recepcionados pela equipe do Museu Anchieta de Ciências Naturais, os alunos do curso de Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) surpreenderam-se com o acervo e os materiais didáticos disponíveis para trabalhar com os alunos do Colégio Anchieta. A visita dos universitários aconteceu nesta semana, uma proposta da disciplina Educação em Museus, ministrada pela professora Zita Possamai, em parceria com o Museu Anchieta.

O grupo circulou pelos espaços do Museu, fez registros e conheceu todas as possibilidades que um museu escolar pode oferecer. A ideia, segundo o professor Eraclito Pereira que acompanhou o grupo, é que os alunos inspirem-se no modelo adotado pelo Museu Anchieta para desenvolver ações educativas para o Museu de Ciências do Estado do Rio Grande do Sul. “Esse museu é uma inspiração para os nossos alunos desde as metodologias adotadas, as tipologias de ação educativa, tudo isso servirá para a proposição que deverão desenvolver”, explica.

A parceria entre Colégio e Universidade começou a partir de 2013, quando a professora Zita iniciou o Projeto de Pesquisa Museu no espaço escolar: de laboratório de aprendizagem à musealização contemporânea (Rio Grande do Sul, século XX), que possibilitou o mapeamento de diversos museus entre eles o do Colégio Anchieta. “Esse museu é um dos mais antigos da cidade, do Rio Grande do Sul e do Brasil e umas das raras instituições a permanecer como museu de ciências naturais num espaço escolar”, explica a professora. Depois de seu trabalho, alguns de seus orientandos também aprofundaram a investigação do tema e desde então realiza as visitas técnicas com os alunos com o objetivo de conhecer os projetos, as estratégias pedagógicas e a variedade de materiais didáticos produzidos pela equipe do museu.

A professora Silvia Cramer, uma das responsáveis pelo Museu Anchieta, destacou a importância da parceria. “Essa aproximação com a universidade e com a comunidade é muito importante para o Museu, que já é objeto de estudos no mundo acadêmico em função de suas práticas e do acervo que oferece dentro do ambiente escolar”, comemora. A professora Zita completa, chamando atenção para a maior divulgação do trabalho dos museus escolares a partir de atividades dirigidas a um público mais amplo: “Como museu escolar, o Museu Anchieta apresenta-se como instrumento inestimável de aprendizagem sobre os conteúdos abarcados nas suas coleções e que dialogam com o currículo de diversas disciplinas. O interesse nesses museus é crescente e as pessoas perguntam se é possível visitá-los. Sempre digo que é importante que as pessoas conheçam e visitem mais esses museus”.