Muitos sinais e símbolos natalinos já enfeitam as nossas casas, as ruas, as praças, o comércio, as telas de televisão. Presentes são cuidadosamente escolhidos para manifestar nossa estima e nosso carinho aos amigos mais próximos. Celebrações e jantares natalinos já acontecem em toda parte. Tudo aponta para o Natal de Jesus Cristo. E o nosso coração?

Nem todas as pessoas, infelizmente, têm a compreensão do verdadeiro sentido do Natal. Aos cristãos cabe perguntar: o que é o Natal para nós? É possível que serão ainda necessários muitos anos para que a humanidade descubra, no canto celestial dos anjos na feliz noite de Belém, o verdadeiro sentido do Natal de Jesus Cristo: “Glória a Deus no mais alto dos céus e paz na terra aos homens que ELE ama” (Lc 2,12). O louvor a Deus é compromisso nosso, de cada um, no entanto, a paz aos homens que ELE ama não é merecimento, é um presente de Deus que brota do seu amor incondicional.

Deus para libertar-nos da escravidão e do pecado nos presenteou seu próprio Filho, como nos diz a carta aos Filipenses (1.6-7): “Sendo Ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens”. Não há como fugir de uma certa perplexidade diante do Natal de Jesus Cristo, que veio instalar entre os homens o Reino de Deus. Reino que começa na Terra, em cada um de nós, e se plenifica na eternidade.

A verdadeira celebração de Natal, necessariamente, nos faz pensar em nosso projeto de vida e verificar se nele há espaço, tempo e condições para a conversão a Jesus Cristo. Conversão que se manifesta em atitudes e gestos concretos que levam à construção de um Novo Tempo e uma Nova História sob o signo da paz, da justiça, da solidariedade e do amor.

A todas as famílias anchietanas, meus votos de FELIZ NATAL e ABENÇOADO ANO NOVO.

Pe. João Claudio Rhoden

Diretor Geral