Para dar conta de um mundo em constante e rápida modificação, surge o Novo Ensino Médio. Com uma grade curricular nova e com mais tempo no ambiente escolar, ele vai ao encontro dessa demanda urgente porque foi pensado para a nova geração de estudantes, mais inquietos, questionadores e sem tempo a perder.

“Nós queremos, sim, formar um cidadão do mundo. E certamente esse Ensino Médio que nós estávamos vivendo até o presente momento precisava ser modificado”, explica Cleiton Gretzler, Coordenador da Unidade de Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Colégio Anchieta. No próximo ano, com o objetivo de conectar os estudantes à vida profissional e de oportunizar a exploração de seus interesses pessoais, o Novo Ensino Médio chega para ficar.

A reestruturação da última fase da Educação Básica faz parte da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Nº 13.415/2017),  das Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e da colaboração da parte para o Ensino Médio da Base Nacional Curricular (BNCC), que tornam mais flexível a estrutura curricular de escolas públicas e privadas em todo o Brasil, aumentando a carga horária de 800 horas para 1.000 horas anuais e ofertando novas possibilidades ao estudantes nas áreas de conhecimento e de formação técnica e profissional. As mudanças iniciaram gradativamente em todo o território nacional em 2017 e estarão completamente integradas até 2022.

Formação Geral Básica para todos os alunos

A nova organização curricular estipula a permanência da Formação Geral Básica, composta por áreas de conhecimento obrigatórias, norteadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Iguais para todos os estudantes, será composta por 60% da carga horária. Veja abaixo as disciplinas de Formação Geral Básica do Novo Ensino Médio:

Novo Ensino Médio - Colégio Anchieta

Itinerários formativos serão um aprofundamento em áreas específicas

Indo além da carga horária, a principal mudança da nova organização curricular coloca os alunos como protagonistas de suas jornadas de aprendizado. Agora, eles poderão escolher parte das matérias que irão cursar, somando os outros 40% do currículo, o que, no Colégio Anchieta, chamaremos de Trilhas dos Itinerários.

“O aluno precisa conhecer novas possibilidades de carreiras, de projetos de vida, que conversem com quem ele é”, explica Maria Isabel Xavier, Orientadora Pedagógica do Ensino Médio e Professora de Português em nossa Instituição. E, no Novo Ensino Médio, “é o aluno que vai, livremente, explorar os seus interesses para descobrir o que ele deseja para a vida dele”, completa Thiago Gruner, professor de Filosofia.

No Colégio Anchieta, o novo currículo foi elaborado pela comunidade escolar a partir das aspirações dos alunos. “Nós escutamos os estudantes e fizemos uma pesquisa: quais são as grandes áreas de que eles gostam?”, complementa Gretzler. O resultado da pesquisa levou à proposição de quatro Trilhas de Conhecimento. Veja abaixo:

Trilha dos Itinerários do Colégio Anchieta

O objetivo é que as Trilhas dos Itinerários não sejam aulas expositivas, mas sim um momento e um espaço para que os alunos participem de cursos, oficinas, laboratórios, módulos, projetos e outros formatos de formação pedagógica.

Alunos também poderão cursar disciplinas eletivas

Para ampliar a experiência e para despertar novos interesses, também foram elaboradas Disciplinas Eletivas. Elas oferecem uma série de atividades que estão alinhadas às aspirações pessoais dos estudantes e aos seus projetos de vida:

– Cinema e história

– Esportes/práticas corporais

– Teatro

– Música e neurociência

– Jogos digitais

– Dança e saúde mental

– Geopolítica

O que torna as Disciplinas Eletivas ainda mais interessantes é a independência em relação às trilhas. Elas são totalmente livres e optativas, ou seja, não precisam estar vinculadas à trilha escolhida. “O aluno acha que deve cursar Pesquisa Científica, mas à tarde poderá fazer Teatro, porque na verdade ele pode experimentar ou conhecer outras possibilidades”, exemplifica Maria Isabel Xavier.

Agora, o aluno e a aluna vão sair do Ensino Médio mais conscientes das suas escolhas, mais certos do que querem fazer e de quem querem ser. Além disso, estarão mais atentos ao mundo, à sociedade e ao mercado de trabalho atual.

Assista ao vídeo institucional que explica o Novo Ensino Médio do Colégio Anchieta: