Desde o dia 31 de julho, os alunos da Educação Infantil estão vivendo em um novo universo, especialmente planejado para eles: o novo espaço da Educação Infantil.

Diante desse novo ambiente que acolhe as crianças, as possibilidades são inúmeras a partir dos espaços de aprendizagem disponíveis. O objetivo é oportunizar ambientes educativos organizados e que possibilitem o protagonismo infantil, segundo a Orientadora Pedagógica da Educação Infantil Lisiane Tebaldi. “Continuamos desenvolvendo nosso trabalho à luz da Pedagogia Inaciana e dos demais documentos da Companhia, sempre com foco no protagonismo infantil, no grande potencial das crianças, e, é claro, ampliaram-se nossas possibilidades de qualificação e inovação das práticas pedagógicas a partir da exploração dos ambientes que o Novo espaço da Educação Infantil propicia”, relata.

Construímos um caminho* pelos territórios de aprendizagem do Novo espaço da Educação Infantil para que você conheça e saiba a importância de cada um. Aproveite o passeio!

1 – SALÃO DE ACOLHIDA

©2017 Nilton SantolinÉ o ponto de encontro das crianças e também espaço para convivência e atividades com o grande grupo. O Salão de Acolhida possui adesivos com a mesma identidade visual das salas de aula, facilitando a identificação das turmas. É nesse ponto que a aventura começa!

2 – RAMPAS DE ACESSO

Para chegar às salas de aula, as crianças deslocam-se pelas rampas de acesso junto com os professores. Todo o caminho é identificado com adesivos que indic2 - Rampas de Acessoam o percurso para as salas das turmas, explorando a linguagem visual das formas e cores. As rampas garantem maior segurança no deslocamento pelo prédio e possibilitam que os alunos sigam juntos para seu destino.

3 – SALAS DE AULAS DOS INFANTIS B e C

©2017 Nilton SantolinUm lugar para explorar! Um território a descobrir! As salas de aula são espaços de interação e brincadeira, possibilitando a convivência, o protagonismo infantil e o aprendizado criativo e significativo. Cada sala de aula possui mezanino, um diferencial que faz parte da proposta pedagógica da Educação Infantil desde a antiga estrutura, projetado para ampliar os repertórios espacial e visual das crianças. Outro destaque é para a luminosidade natural e as possibilidades de interação com o ambiente externo. As janelas posicionadas em diferentes alturas e a parede de vidro que dá acesso ao solarium propiciam um diálogo permanente com o entorno, fomentando a exploração, a investigação, a curiosidade e a imaginação das crianças. Importante destacar também que as salas de aula foram projetadas com a mais sofisticada tecnologia acústica e audiovisual. Outro aspecto relevante é o mobiliário pensado especialmente para a infância, seguro, acessível, que permite a flexibilidade e a organização de um ambiente agradável e acolhedor.

4 – SALAS DE AULAS DO INFANTIL A

A partir de 2018 as salas de aula do Infantil A receberão as crianças de 3 anos. Essas salas são diferentes das demais, tendo em vista as especificidades da faixa etária, como, por _ Sala de Aula do Infantil Aexemplo, banheiro e espaço para higiene integrados ao ambiente, garantindo cuidado e atenção integral aos pequenos. Permanecem os conceitos de exploração, brincadeiras e interação, protagonismo infantil, luminosidade e contato com o ambiente externo, de acolhimento e estímulo à curiosidade e à imaginação.

5- SALA DE LINGUAGEM DIGITAL

7 - Sala de Linguagem Digital

As crianças da Educação Infantil já são nativas digitais e, para desenvolverem ainda mais essa habilidade, há uma sala especial. A Sala de Linguagem Digital possui equipamentos e materiais próprios para os pequenos aprenderem divertindo-se. Equipada com monitores, teclados, minimouses e lousa interativa, as crianças têm a possibilidade de ampliar seus conhecimentos explorando ferramentas diferentes daquelas com que estão familiarizadas em seu cotidiano.

6 – BIBLIOTECA INFANTIL

©2017 Nilton SantolinAqui é possível viajar e encenar as belas histórias presentes nos livros! A Biblioteca Infantil conta com espaços para hora do conto e para apresentação de peças teatrais. Um ambiente lúdico e criativo que inspira e incentiva a leitura desde muito cedo!

7 – SALA DE MÚSICA E MOVIMENTO

5 - Sala de Música e MovimentoAtenção, senhoras e senhores: o espetáculo vai começar! A Sala de Música e Movimento possibilita que as crianças tenham contato com diversificados materiais e instrumentos para produção de sons, compondo uma verdadeira sinfonia. A exploração das diversas linguagens expressivas das crianças, a percussão corporal, os contos musicados, a criação de instrumentos são algumas das muitas práticas desenvolvidas neste espaço amplo, com revestimento acústico, projetado especialmente para a expressão corporal e musical das crianças. O ambiente ainda conta com um palco com cortinas para apresentações artísticas.

8 – SALA DE LÍNGUA INGLESA

6 - Sala de Língua InglesaWelcome to the english world! O contato com outro idioma na Educação Infantil enriquece as aprendizagens da criança, oportunizando a familiarização com a pronúncia e o conhecimento de aspectos culturais de países ingleses e norte-americanos. Um ambiente amplo, interativo, repleto de ludicidade, tornando significativa e envolvente a aprendizagem da Língua Inglesa.

9 – SALA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

8 - Sala de Educação FísicaUm ambiente rico em possibilidades para o movimento e para a expressão corporal das crianças! Os equipamentos e materiais aliados aos jogos e brincadeiras propiciam o desenvolvimento da coordenação motora das crianças de maneira singular. Um lugar em que ninguém quer ficar parado! Um convite para a exploração e a interação, pois, com paredes envidraçadas, a transparência do local captura o olhar de todos.

10 – CAPELA

10 - CapelaPara as crianças da Educação Infantil, Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, é Inacinho, amigo das crianças e um exemplo de amor. Desde esses primeiros anos da vida escolar, a espiritualidade inaciana é trabalhada com as turmas, e a Capela é um espaço privilegiado para os momentos de oração, ação de graças e reflexão inspirados nos valores humano-cristãos.

11 – PÁTIO CENTRAL

11 - Pátio CentralLocalizado no coração da Educação Infantil, esta área central é o espaço ideal para grandes assembleias ou atividades ao ar livre. Simulando um teatro de arena, esse local possui arquibancadas para o público e uma área plana, que pode ser explorada para apresentações e o convívio com os demais.

12 – PÁTIOS EXTERNOS

13 - Pátios externos (2)O contato com a natureza e a exploração do ambiente natural são essenciais para as crianças. O cuidado, o respeito e a preservação do meio ambiente e de todos os seres vivos que o compõem precisam ser garantidos desde a primeira infância, e esse aprendizado acontece por meio das relações que a criança estabelece com a natureza. Assim, contamos com amplos pátios externos nomeados Pátio da Terra, Pátio da Água e Pátio do Ar, evidenciando os elementos naturais. Nesses espaços as crianças podem explorar os campos gramados, os morrinhos, as canchas de areia, a quadra poliesportiva, os brinquedos da pracinha, bem como contemplar o belo ambiente natural do entorno. São espaços privilegiados, certamente os locais preferidos pelas crianças!

13 – PÁTIO COBERTO

12 - Pátio cobertoEm dias de chuva é possível aproveitar o ambiente externo também. O Pátio Coberto possui brinquedos e “amarelinhas” para pular e divertir-se nos recreios ou nos momentos de pátio livre. Assim, o espaço para o brincar está sempre garantido!

14 – ÁREA DE CONVIVÊNCIA

14 - Área de convivência

Um ambiente para confraternizar e aprender! Assim é a Área de Convivência, que possui um Refeitório euma Cozinha Pedagógica, utilizados em atividades culinárias pelas turmas com seus professores e também em confraternizações com as famílias.

15 – HORTA E POMAR

15 - Horta e pomarConhecer os alimentos, seu cultivo e os cuidados necessários para que cresçam e possam ser consumidos. Esse é o objetivo deste belo espaço, localizado próximo à Área de Convivência. Aqui, as crianças têm a oportunidade de ter contato direto com a natureza, mexendo na terra, plantando, acompanhando o crescimento das frutas, verduras, legumes, temperos e chás, colhendo e aprendendo a alimentar-se de forma saudável.