Depois do filme “Art. 243”, lançado em 2017 e vencedor do Prêmio SINEPE/RS na Categoria Responsabilidade Social em 2018, o segundo filme da parceria entre Rede de Pais do Colégio Anchieta com o Cinema na Escola, intitulado “O Tamanho dos Nossos Sonhos”, já pode ser usado como ferramenta de educação em sala de aula. A produção conta com elenco e equipe da comunidade Anchietana, incluindo alunos, pais, professores, funcionários e até antigos alunos.

Em função da pandemia, o lançamento oficial do filme aconteceu de forma on-line, por meio de um evento organizado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul e pelo Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude. Pelo site, as instituições podem fazer o download do filme ou assistir on-line. Clique aqui para acessar.

Lançamento oficial do filme O Tamanho dos Nossos Sonhos aconteceu de forma online. Imagem: arquivo pessoal.

Em quinze minutos, “O Tamanho dos Nossos Sonhos” conta a história de Bia, menina que é vítima de cyberbullying, cujos pais têm de aprender a lidar com o problema da filha e, para isso, contam com o apoio de outros pais do colégio em que ela estuda. “Eles descobrem como uma associação de pais pode ser de enorme importância para dar suporte às demandas da educação dos filhos”, explica Nina Rosa Martinez Fagundes, que é mãe de aluno e interpreta a mãe de Bia no enredo. O consumo de álcool na adolescência, tema central do filme “Art. 243”, retorna às telas neste filme.

A produção foi realizada por pais junto com a Coordenadora de Orientação Educacional do Colégio Anchieta, Isabel Tremarin. Por trás das câmeras, está Ricardo Fagundes, antigo aluno do Colégio, realizador audiovisual, criador e diretor do Projeto Cultural Educacional Cinema na Escola. Para o cineasta, a participação de alunos e de professores na produção foi, além de fundamental, fantástica. “Isso é aonde a escola precisava chegar, nessa ampla participação de diferentes atores da vida real dentro do ambiente educacional”, explica Fagundes.

Os filmes produzidos para transmissão nas escolas têm uma grande importância para o contexto de vida de alunos e de pais. Ao participarem de uma produção desse tipo, eles trabalham com cinema e educação de uma forma diferente daquela com que estão acostumados. “A partir do momento em que os professores passam a ter essa ferramenta de educação nas mãos, os filmes também transformam a sala de aula”, completa Fagundes.  Saiba mais sobre o projeto Cinema na Escola: www.cinemanaescola.com.br.