Confira algumas dicas para esse período:

  • A organização de um “cantinho de estudos” favorece com que a criança se sinta preparada, segura e disponível para as aulas síncronas. Convide a criança para organizar o ambiente! Isso ajuda na autonomia e envolvimento!
  • Disponha nesse espaço recursos diversificados (papéis coloridos, folhas A4, giz de cera, hidrocor, lápis de cor, tintas, cola, tesoura…) e os materiais solicitados na lista de material para ficar em casa para realização das propostas de atividades.
  • Procure manter uma rotina com a criança. Um pequeno cartaz (com o que vem antes, durante e após a aula síncrona acessível ao olhar da criança) poderá favorecer a noção de tempo e com que a criança esteja preparada para o momento. Nada de rotinas intermináveis. Sendo objetivo com o momento da aula síncrona já é suficiente.
  • Favoreça a autonomia do(a) seu(sua) filho(a) nas atividades de vida diária (momentos das refeições, higiene, organização dos brinquedos etc.), preferencialmente acompanhada pela presença atenta do adulto.
  • Converse e brinque muito com seu(sua) filho(a), a brincadeira é essencial para a garantia de aprendizagens significativas e para a ampliação do conhecimento.
  • Convide seu (sua) filho/a para um momento de agradecimento à vida, de forma espontânea ou direcionada.

Lembrete:

  • As crianças agem melhor quando se sentem melhor! Uma excelente maneira de encorajar as crianças é ajudá-las a se sentirem úteis por contribuírem.
  • Escute! Lembre-se de que as crianças escutarão você quando sentirem que foram ouvidas também.
  • Ajude a criança a desenvolver o senso de responsabilidade. Elas não aprenderão responsabilidade se os adultos fizerem por elas o que elas podem e devem fazer sozinhas.

 

Sugere-se que:

  • as construções e modelagens produzidas pelas crianças sejam fotografadas e impressas para compartilhar com os colegas no retorno;
  • as atividades realizadas como: desenhos, recortes, colagens, pinturas, rasgaduras, dobraduras, etc. precisam estar identificados com a data e o nome da criança e guardadas na pasta catálogo em espiral, solicitada na lista de material para que no retorno sejam entregues à professora;

 

Lembramos que essas ações buscam favorecer vínculo das crianças, valorizando seu processo de aprendizagem.

O tempo da infância é próprio de cada criança, muito acolhimento, paciência e compreensão neste momento são fundamentais.