Querido por toda a comunidade anchietana, Pe. João Roque Rohr, que já foi diretor do Colégio Anchieta, recebeu da Escola Dom Helder Câmara, de Belo Horizonte (MG), o título de doctor honoris causa na última sexta-feira. O reconhecimento ao jesuíta se deve ao seu trabalho na criação da Fundação Movimento Direito e Cidadania (MDC) e aconteceu durante a programação do II Congresso do Conhecimento, realizado pela Dom Helder e pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE).

Os propositores do título honorífico foram os professores Valdênia de Carvalho e Franclim Jorge Sobral de Brito. Segundo Valdênia, o Movimento Direito e Cidadania surgiu em 1994 com a articulação de religiosos advogados a partir da Conferência de Religiosos do Brasil (a CRB-Nacional). “Padre João Roque, na condição de Presidente da CRB-Nacional, deu apoio incondicional à iniciativa, promovendo e participando do primeiro encontro nacional do Movimento, realizado em Belo Horizonte, em agosto de 1997. Igualmente, em 1998, quando o Movimento se tornou a Fundação MDC”, contextualizou.

Professor Franclim destacou a importância do apoio do Pe. João Roque para o funcionamento da Escola Superior Dom Helder Câmara em 2002, quando era Provincial dos Jesuítas do Brasil. “Ele promoveu apoio financeiro para a estruturação física, tecnológica, acervo da biblioteca e início das atividades desta Escola. Sua atuação e presença, durante esses anos de existência da mantenedora da Escola Superior Dom Helder Câmara, desta Escola e, atualmente, também da Escola de Engenharia – EMGE, têm sido permanentemente de amigo e apoiador”, completou.

Pe. João Roque fez questão de compartilhar a homenagem com todos que contribuíram para o crescimento da instituição. “Recordar, isto é, fazer passar novamente pelo coração e pela memória é, também, reviver a trajetória percorrida. A outorga do primeiro título de Doctor Honoris Causa, embora entregue a uma pessoa, representante dos demais, tem como sentido simbólico, repartir a homenagem com os companheiros de jornada. Por isso, faço questão de incluir todas as congregações religiosas que desde o início apoiaram esta Instituição como expressão de seu próprio carisma”, ressaltou.

* Com informações da Redação Dom Total.