Nos últimos dois anos, o Laboratório de Matemática, localizado na Biblioteca Central do Colégio Anchieta, foi o local escolhido para apresentar o Pat2Math aos alunos do 7º Ano. Em 2020, em um contexto um pouco diferente, os alunos conheceram, por meio da plataforma Teams, o tutor inteligente que os ajudará a realizar operações matemáticas.

A professora e pesquisadora Patricia Jaques Maillard, do Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada da Unisinos, participou da aula de Matemática das professoras Marisa Bisotto e Michele dos Santos na manhã desta segunda-feira para apresentar o sistema tutor. Ao mostrar a interface e as funcionalidades do Pat2Math, Patricia destacou a característica principal da ferramenta, que é de apoio na resolução dos problemas. “É como ter um professor ajudando vocês, dando assistência o tempo todo”, explicou.

A professora Joelene Lima, responsável pelas Tecnologias Educacionais do Anchieta ressaltou a parceria entre o Colégio e a universidade e pediu feedback dos alunos quanto ao uso da plataforma. “Essa é uma parceria que já vem de três anos, e possibilita beneficiar os alunos em sua aprendizagem, mas também a universidade enquanto colaboramos com sua pesquisa ao utilizamos a ferramenta. Por isso, pedimos que relatem suas experiências às professoras, isso é muito importante”, frisou.

O Orientador de Convivência Escolar do 7º Ano, professor Cassiano Oberosler, que já trabalhou com a plataforma quando estava em sala de aula, destacou sua importância para a aprendizagem e as experiências de anos anteriores. “Com certeza, esse tutor vai facilitar e melhorar a aprendizagem dos alunos em relação às equações de 1º grau, conteúdo que será trabalhado pelas professoras. Os relatos dos anos anteriores são ótimos, inclusive dos pais que conheceram o Pat2Math”, lembrou.