Assim como a entrada dos alunos no Colégio Anchieta é possível apenas com a utilização de cartão de acesso e biometria, o acesso ao Microsoft Teams deve ocorrer com o registro dos estudantes no Office 365. Quando o estudante está logado nos dois ambientes, Moodle e Teams, é garantida sua segurança e de toda a turma.

“Optamos por não utilizar dispositivos gratuitos porque as imagens seriam públicas e precisamos proteger professores e alunos na internet. Prezamos pela confiança que as famílias depositam no colégio”, destaca coordenadora de Midiaeducação, Reprografia e Audiovisual do Colégio Anchieta, Joelene de Oliveira de Lima.

Os estudantes só podem acessar o ambiente virtual se estiverem logados, ou seja, para ter aula, é necessário entrar em “equipes” (turmas de Ano/Série) e os componentes curriculares são encontrados em “canais”. Até o momento, 90% dos estudantes já têm registro no Office 365. A coordenadora aponta que o restante deve fazer o mesmo para evitar ser barrado na sala de espera – e, dessa forma, ficar de fora da aula. Só assim pode ser afastado o risco de pessoas não matriculadas entrarem nos ambientes das aulas síncronas.

Aumento nos acessos

Cada aluno tem direito a dez licenças (cinco para dispositivos fixos e cinco para móveis). É possível acessar o Office 365 tanto de forma online ou a partir do download do software, sem custos. Para isso, basta acessar o menu Alunos > Office 365 no site do Colégio Anchieta.

Desde o início da suspensão das aulas presenciais, no dia 18 de março, já foram realizadas mais de 16 mil aulas síncronas pelo Teams. Foram criadas 282 equipes (turmas) e abertos mais de 2,3 mil canais (componentes curriculares). Enquanto em uma semana de aula presencial o número de acessos únicos ao Moodle foi de pouco mais de 6,2 mil, na segunda semana de maio, totalizaram quase 17 mil. Também, mais de mil vídeos foram editados e disponibilizados no canal do YouTube.

Para participar das aulas síncronas, é necessário logar no Moodle e no Teams. O aluno entra no Moodle e a partir dele entra no Teams. O cronograma das aulas foi enviado por e-mail. A sugestão é baixar e instalar o Teams.

Microsoft Teams

É uma ferramenta que tem capacidade de colocar 350 pessoas em videoconferência. Possui chat e possibilita o compartilhamento da tela e a gravação da reunião. Além disso, atua de maneira integrada com a plataforma de colaboração.

Suporte

Há um tutorial sobre como utilizar o Office 365. Para acessar, clique aqui . Em caso de dúvidas e necessidade de informações, contate o help desk Paulo Lambert pelo telefone (51) 98181-6829, em horário comercial.