O trabalho sobre os desafios e as oportunidades da retroalimentação da prática docente, apresentado pelo Colégio Anchieta no III Congresso Internacional de Pedagogia, na Universidade Católica Portuguesa, em Braga, Portugal, em outubro de 2019, está publicado em um livro. Educação em Tempos incertos é uma coletânea de 21 artigos que oportunizam a leitura sobre o movimento da Educação Jesuíta em busca de atualização constante, mesmo diante de grandes desafios.

“A Educação sempre foi e continua sendo cultura de vida, de humanidade, de legado da nossa história humana e social em constante transformação. É preciso ter ousadia e coragem para educar em tempos incertos diante de futuros possíveis. Essa é a razão da frase que marca nosso posicionamento institucional e propósito educativo de continuar ensinando a pensar e preparar o futuro. Nesse sentido, o presente é futuro que desejamos viver intensamente”, explica o Diretor Acadêmico, Dário Schneider, que junto com o Coordenador de Unidade de Ensino de 6º Ano ao Ensino Médio, Cleiton Gretzler, e o Coordenador do Serviço de Orientação Religiosa, Espiritual e de Pastoral, Márcio Longhi, escreveu o capítulo 10 do livro, intitulado A Pedagogia da Companhia de Jesus: da tradição à inovação. Os desafios e as oportunidades da retroalimentação da prática docente.

O artigo aborda o projeto de melhoria Acompanhamento das Atividades Docentes, implantado no Colégio Anchieta em 2017 após a etapa de Autoavaliação do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar, da FLACSI, e que tem como objetivo o acompanhamento docente a partir de indicadores de aprendizagem. Os instrumentos utilizados – observação da prática docente, feedback do orientador pedagógico para professores e elaboração do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) e do Plano de Desenvolvimento de Ano ou de Área (PDA) – pretendem orientar professores e coordenadores, potencializando ações mais assertivas, “com resultados mais eficazes, em um processo contínuo de retroalimentação da práxis, com dados e mensuração de resultados que impactam diretamente na aprendizagem de todos os estudantes”. (GRETZLER; SCHNEIDER; LONGHI, 2020, p. 17).

O livro Educação em Tempos Incertos foi organizado pelo Pe. José Manuel Martins Lopes, SJ, Ana Paula Pinto, Maria José Ferreira Lopes, Artur Ilharco Galvão e Paulo C. Dias e editado pela Editora Axioma. Mais informações aqui.