Projeto Art. 243: um filme para conscientizar é apresentado ao juri dos Prêmios SINEPE/RS

//Projeto Art. 243: um filme para conscientizar é apresentado ao juri dos Prêmios SINEPE/RS

Projeto Art. 243: um filme para conscientizar é apresentado ao juri dos Prêmios SINEPE/RS

Publicado em 3 de outubro de 2018

“Uma entrega para a sociedade”. Essa foi a definição para o Projeto Art. 243: um filme para conscientizar apontada pela Coordenadora do Serviço de Orientação Educacional do Colégio Anchieta, Isabel Tremarin, durante a defesa perante os jurados dos Prêmios SINEPE/RS. O projeto é finalista no 13º Prêmio de Responsabilidade Social, na categoria Participação Comunitária, competindo com o Colégio Farroupilha e Santa Mônica, de Pelotas.

Segundo Isabel, o Projeto Filme Art. 243 tem como propósito colaborar com a sociedade na perspectiva do cuidado e da proteção de crianças e adolescentes, já que os dados em relação ao consumo de álcool nessa faixa etária alertam para um grande problema social. Hoje o Rio Grande do Sul é o estado brasileiro com maior percentual de iniciação ao consumo de bebidas alcoólicas na faixa de adolescentes do 9º Ano. “O risco é maior para crianças e adolescentes por afetar seu desenvolvimento, causando danos no cérebro, principalmente em uma área ligada aos impulsos”, explicou.

Ela falou ainda sobre todo o processo de produção do filme, que contou com o trabalho voluntário da Rede de Pais. “Não se sabe da existência de outro material dessa natureza, com a participação efetiva dos pais para um diálogo aberto com outros pais”, destacou. Dada a relevância do tema e do projeto, além de ter o apoio de órgãos como Ministério Público do Rio Grande do Sul, Departamento Estadual da Criança e do Adolescente e Cinema na Escola, o filme foi pauta no Jornal do Almoço, da RBS, e de um painel da Folha de São Paulo sobre a temática, com representação da Isabel na ocasião.

O Colégio Anchieta concorreu com outras 30 instituições nessa categoria. Ao total, foram 213 projetos inscritos no Prêmio SINEPE/RS 2018, de 34 cidades do Estado. O resultado da premiação será divulgado no dia 04 de dezembro, na cerimônia que ocorrerá no Clube do Comércio.

2018-10-08T19:01:51+00:00