A infância é uma grande fase de descobertas, interações e adaptações, tanto em casa quanto na rotina escolar. Os pais são fundamentais no processo educacional de seus filhos, mas é no dia a dia da Educação Infantil que as crianças recebem um apoio profissional para o desenvolvimento de certas competências.

Aprendizado em uma perspectiva integral

Na Educação Infantil o trabalho pedagógico compreende profundamente cada ciclo de vivência das crianças pequenas, favorecendo experiências e atividades direcionadas aos processos de aprendizado numa perspectiva integral. Isso inclui o desenvolvimento de habilidades, com destaque para convivência com crianças e adultos, utilizando diferentes linguagens e ampliando o conhecimento de si e do outro. Mediados pelas educadoras, também favorecem a manifestação de atitudes de amizade, respeito, partilha e acolhida.

Estudo sobre o comportamento coletivo dos alunos

Foi pensando nisso que a Orientadora Educacional da Educação Infantil, Rosanita Moschini Vargas, deu início ao Projeto Sociograma. Realizado nos meses de setembro e outubro, em uma parceria entre Serviço de Orientação Educacional (SOE) e professoras do Infantil C, o Projeto tem como principal objetivo “favorecer ao professor um melhor panorama de sua turma, a compreensão da dinâmica do grupo, das inter-relações que estão sendo construídas e a busca por intervenções assertivas”, explica Rosanita.

Atividade produzida em aula: os coleguinhas com que brincam no pátio do Colégio.

O trabalho de observação e contextualização com os alunos é realizado por meio de uma estratégia socioafetiva planejada pela orientadora. Neste ano, o Infantil C conheceu a história “Amigos”, de Helme Heine, que tem como tema central as aventuras, invenções e brincadeiras preferidas de três bichinhos muito amigos. Após a exploração da narrativa, cada criança registrou os nomes e criou desenhos de três coleguinhas que são seus parceiros de brincadeiras no pátio do Colégio Anchieta.

Por fim, os dados coletados durante as atividades geraram um mapeamento das interações da turma, o que tem auxiliado as educadoras no planejamento e desenvolvimento de estratégias socioafetivas, contemplando a dimensão socioemocional do currículo. Conforme a professora Sandra Sieben, “o uso do Sociograma sempre traz elementos e subsídios para o planejamento de novas estratégias e interações relacionadas à qualidade das relações na turma, complementando e enriquecendo as vivências e o diálogo e ampliando os laços de amizade entre as crianças”.

Projeto Sociograma no Currículo Bilíngue Integrado (CBI)

A teacher Jéssica Souza, professora de Língua Inglesa no Infantil C, explica que “ao promover práticas que possibilitam o desenvolvimento de habilidades que melhoram as interações sociais, estamos investindo na construção da cidadania global”. A professora ainda conta que, em atividades futuras, pode “até vislumbrar novas contações que envolvam os mesmos personagens em aventuras narradas em Inglês”. Desta forma, une-se ainda mais o Projeto do Sociograma à proposta executada pelo Currículo Bilíngue Integrado (CBI).

Desenvolvimento de novas perspectivas

Roda de conversas e atividades promovidas pelo Projeto Sociograma.

Em alguns casos, é possível estimular a inversão de posturas, fazendo com que “a criança que tem uma característica mais de liderança consiga ouvir um pouco mais as ideias dos colegas, e aqueles que normalmente não se colocam nesse papel, possam compartilhar seus conhecimentos com a certeza de que são importantes e essenciais para o crescimento do grupo”, complementa a professora Vitoria Noer Ferreira.

É importante destacar que, por mais que os educadores façam uma contínua observação no desenvolvimento dos alunos no dia a dia, o Projeto Sociograma promove uma percepção coletiva deles, possibilitando, também, uma “maior reflexão, ação preventiva e a melhora na integração com a turma”, finaliza a professora Fabiane Schenk Duarte.