Dois grupos de alunos que apresentaram trabalhos na Mostra Científica de 2019 do Colégio Anchieta foram selecionados pela Comissão Organizadora do Espaço Jovem Cientista da PUCRS para expor suas produções. O evento, que aconteceu de 24 de setembro a 27 de setembro, obteve 600 trabalhos inscritos, dos quais 240 foram selecionados.

Os alunos Ana Laura Lopes Marczwski, Carolina Golder Rodriguez, Francesco Menezes Colombo, Felipe Farinatti  Badalotti e João Pedro Horbach Salzano, da turma 73, apresentaram o projeto “A revitalização do Guaíba e o desperdício de água”. Segundo explica a orientadora do trabalho, professora Mariel Dietrich, no passado, a água era considerada um recurso inesgotável, mas hoje já se sabe que, devido a diversos fatores provocados pelo homem como a poluição, o uso indevido e as mudanças no clima, os recursos hídricos estão ficando escassos. Assim, os alunos propuseram uma forma ecológica de auxiliar na limpeza do Guaíba utilizando duas plantas aquáticas: o aguapé que, com suas raízes, absorve metais pesados presentes na água e a lentilha d’água que também atua na recuperação de águas poluídas. “Com suas pesquisas, eles descobriram também a existência de um sistema sustentável que pode ser implantado nos banheiros para a água utilizada na pia ao lavarmos as mãos ser armazenada e reutilizada na descarga do vaso sanitário, gerando uma considerável economia de água”, explica Mariel.

Do 8º Ano veio da ideia do “Trem magnético: mobilidade urbana do futuro”. Os alunos Enzo Martins, da turma 82, e Isabela Brasil, da turma 86, orientados pela professora Marcela Rivas, propuseram uma solução para o sistema de transporte terrestre e aéreo, que hoje tem gerado altos custos, poluição e atrasos. “Os alunos descobriram que, no futuro, as pessoas irão à estação dos maglevs em vez dos aeroportos ao viajar para longas distâncias. Isso porque, esse transporte combina a tecnologia ferroviária convencional com a vantagem do tempo do transporte aéreo. O embarque e o desembarque serão rápidos e as pessoas poderão chegar aos locais no horário exato, sem atrasos. O trem magnético é uma solução rápida, pois não polui o ambiente e proporciona viagens mais baratas. A expectativa é de que esses trens flutuantes possam competir com voos regionais, revolucionando o transporte entre cidades”, explica Marcela.

O Espaço Jovem Cientista é uma iniciativa do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS e tem como principal objetivo oportunizar a atuação de alunos da educação básica e incentivar a produção científica possibilitando a apresentação de pesquisas realizadas em suas escolas.