2ª Série do Ensino Médio

Projeto do Teatro

A proposta é a criação e apresentação de uma peça de teatro por turma. Os temas são propostos, a cada ano, pelos professores da série, como Literatura e História. A inspiração para o tema parte usualmente da escolha de um autor estudado na série e leva os alunos a encenarem um conto ou uma novela, adaptando-o com base em desafios elaborados pelo grupo de professores: modificação do final, inserção de um personagem ou personalidade histórica contemporânea no enredo original, atualização de aspectos da trama, etc.

Seguem os passos do Projeto:

1º momento: Escolha dos roteiristas e discussão do roteiro com a turma com assessoria dos professores e escolha de um professor-padrinho como referência para organização do grupo e árbitro dos problemas.

2º momento: Com base no roteiro, escolha dos outros papéis entre os alunos: diretor, iluminação, cenário, atores e atrizes, divulgadores.

3º momento: Uso do auditório e das salas multiuso para ensaios em períodos organizados no turno de aula e contraturno, com acompanhamento dos padrinhos de turma.

4º momento: Apresentação das peças e escolha das melhores, nas seguintes categorias: melhor roteiro, melhor apresentação, melhor ator, melhor atriz, melhor ator coadjuvante, melhor atriz coadjuvante, melhor cenário, melhor iluminação, melhor divulgação.