5º Ano do Ensino Fundamental I

O 5º Ano é o encerramento de uma etapa dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, por isso tem características específicas e procura ampliar e aprofundar conceitos, considerando as aprendizagens realizadas nos anos anteriores. Ao mesmo tempo, é um ano de transição para os Anos Finais do Ensino Fundamental; nesse sentido, foi estruturado com o objetivo de não provocar rupturas acentuadas na construção cognitiva e relacional dos alunos ao longo da sua caminhada acadêmica no Colégio.

O aluno, a partir do 5º Ano, é orientado por uma equipe de professores específicos para cada componente curricular. Nessa proposta educativa, buscamos a formação integral do estudante, com a ampliação dos estudos nas diversas áreas do conhecimento quanto aos conceitos pertinentes às disciplinas curriculares.

O diálogo entre os professores possibilita parcerias e fundamenta um trabalho interdisciplinar com o conhecimento, possibilitando trocas de planejamentos, de estratégias coletivas e de informações no cotidiano do trabalho. Além disso, os vários olhares sobre a produção e o desenvolvimento dos alunos é um elemento enriquecedor do processo de ensino-aprendizagem.

Com essa dinâmica, há a preocupação em desenvolver processos em que a autonomia e a responsabilidade sejam elementos primordiais. Assim, através da mediação dos professores e orientadores, que exercem acompanhamento permanente, os alunos aprendem formas de se organizar e gerir seu tempo, a fim de criar hábitos de estudos eficazes, aprendendo a ser autônomos e capazes de resolver os desafios naturais do curso de vida. Durante o ano, são desenvolvidos diversos projetos, entre eles:

a) Projeto Hello! Tem alguém aí?

Pensando em promover a formação integral do aluno anchietano, os professores e a equipe do 5º Ano organizaram uma atividade especial no Morro do Sabiá, um projeto de todos os componentes curriculares, que objetiva propiciar ao estudante momentos de integração, contato com a natureza, reflexão sobre a vida, crescimento na sua relação com Deus, além de oficinas pedagógicas.

Nesta vivência no espaço do Morro, os alunos experimentam: a reflexão e a convivência, a partir da jornada de formação com as orientadoras do SOE e do SOREP; a contemplação do espaço natural e a subjetividade do olhar, com as professoras de Português, na oficina de fotografia; a imaginação da mitologia e a relação com os conflitos e emoções humanas, por meio do teatro de sombras e do estudo de mapas de constelações, organizados pela professora de Ciências; a observação dos astros e do espaço a nossa volta, durante a atividade com telescópios guiada pelo professor de Geografia.

b) Projeto Uma Noite no Museu

No Projeto Uma Noite no Museu, os alunos se aventuram num tour de conhecimento pelo Museu Anchieta de Ciências Naturais e outros espaços do Colégio, em atividades transdisciplinares com assuntos que envolvem Ciências, História, Geografia, Arte, com o objetivo de despertar a curiosidade e a reflexão crítica dos alunos sobre Evolução humana e terrestre.

c) Projeto Clube da Leitura

O 5º Ano participa do Clube da Leitura, que consiste na retirada de livros na Biblioteca Central do Colégio Anchieta e na leitura e realização de trabalhos orientados pelas professoras de Língua Portuguesa. Com essa dinâmica, o objetivo principal do projeto é oferecer ao aluno uma gama de opções de literatura, contando com obras de variados gêneros e origens, buscando o desenvolvimento do prazer da leitura.