6º Ano do Ensino Fundamental II

Projeto Vila Oliva*
Desde 1995, a equipe de professores da 6ª série (atualmente 6º Ano) desenvolve o Projeto Vila Oliva. Esta atividade consiste na utilização do espaço da Casa da Juventude Joanin Rossetti, em Vila Oliva (Caxias do Sul – RS) para o desenvolvimento de atividades pedagógicas em diversos componentes curriculares. Trabalhando em íntimo contato com a natureza, os alunos são desafiados a tomar parte em estratégias inovadoras, bem como aplicar conceitos teóricos previamente trabalhados em sala de aula. Com o desenvolvimento de estratégias participativas e multidisciplinares, alunos e professores assumem o papel de sujeitos do processo de ensino-aprendizagem.

O Projeto pretende ser desenvolvido como uma atividade curricular normal, com o desenvolvimento de conteúdos já previstos para o 6º Ano conforme o planejamento dos componentes curriculares para o trimestre. Assim, buscando a excelência acadêmica e humana, propomos atividades que enriquecem e complementam o processo pedagógico da Escola, ao mesmo tempo em que aprimoram e estimulam a criatividade do corpo docente e discente. Enfim, é uma oportunidade única em que se desenvolvem questões cognitivas, socioafetivas e desportivas que contribuem para uma Educação Integral.

Objetivos
1. Resgatar e desenvolver valores humanos e espirituais nos alunos através de atividades solidárias, participativas, cooperativas e reflexivas;
2. Proporcionar momentos de convivência escolar;
3. Desenvolver uma experiência extraclasse de ensino e aprendizagem num ambiente natural;
4. Desenvolver uma atividade interdisciplinar, oportunizando a aplicação de conceitos das diversas áreas do conhecimento.

• Abrangência – turmas de 6º Ano, professores e Equipe de 6º Ano.
• Duração – A atividade é prevista para dois dias.
• Dinâmica de Atividades

a) Estratégias
Inicialmente, há um momento de reflexão. A seguir, um passeio serve como atividade desencadeadora para que cada componente curricular desenvolva as suas estratégias de trabalho. Na sequência, os alunos são organizados em grupos, de forma que cada um explore alguns conceitos relevantes em cada um dos componentes curriculares (Artes, Geografia, Ciências da Natureza), a partir do contexto de Vila Oliva. Em Ciências há a coleta de elementos da natureza que são posteriormente observados no microscópio; em Geografia uma das atividades é uma gincana para exploração de elementos de cartografia, vegetação, hidrografia, e também uma visitação a uma granja. Em artes, os alunos produzem um trabalho a partir da coleta de materiais da natureza fazendo releitura das obras de Vick Muniz.

Há também, na dinâmica do trabalho, momentos de “plenária” para a socialização das descobertas e trabalhos realizados. À noite, são desenvolvidas atividades esportivas e de recreação.

b) Conteúdos e Avaliação
Os conteúdos a serem desenvolvidos e as formas de avaliação estão previstos no planejamento do trimestre, a cargo de cada componente curricular tais como Geografia, Educação Física, Ciências e Artes.

A atividade é acompanhada por professores e Equipe de Série, conforme disponibilidade pessoal e necessidade do Projeto.

*não está sendo realizado devido à pandemia